Na sede da Universidade Regional do Cariri (URCA), que fica localizada na região do Crato, no interior do Ceará, o ministro das Comunicações defendeu a importância das rádios educativas para o desenvolvimento da população do entorno. "Com recursos do Pronatec, buscaremos a qualificação profissional em conjunto com a liberação de novos espaços para radiodifusão pública", pontuou o ministro, que também analisou o desenvolvimento tecnológico a partir da inovação dos centros acadêmicos.
Durante a reunião com o reitor em exercício da URCA, professor Lima Júnior, o ministro afirmou que o centro acadêmico foi declarado vencedor do processo público para concessão da outorga da FM educativa. Segundo o gestor da pasta federal, o processo agora deverá passar pela Casa Civil, da Presidência da República, para conhecimento, e, assim, encaminhado para o Congresso Nacional, que deverá elaborar o Decreto Legislativo. "Esse ato é a base para a assinatura do contrato entre a União e a entidade educacional", explicou.
Durante a reunião, o ministro anunciou que a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), junto com a TV do Ceará, vai instalar, em breve, uma geradora na cidade, que atenderá toda a região do Cariri. "A população poderá receber, assim, mais conteúdos de rádio e televisão do Cariri. Assim, todos poderão acompanhar de perto a evolução das suas cidades", destacou.
Segundo Lima Junior, a aquisição dos equipamentos e a montagem dos estúdios já foram viabilizadas para iniciar os serviços e transmitir o conhecimento gerado diariamente. "Nós atendemos alunos não só do Ceará, mas de todo o Nordeste. Isso representa grande parte dos graduandos do estado. Essa amplitude mostra a importância da rádio nesta instituição, que é um projeto destacado na região", valorizou.
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags:
Rádio, educativa, ministro, concessão