O ministro das Comunicações, André Figueiredo, conclui nesta terça-feira (1º) o processo de desligamento do sinal analógico de televisão na cidade de Rio Verde (GO). Com o desligamento do sinal analógico de mais cinco emissoras, toda a programação de TV no município será transmitida exclusivamente em tecnologia digital. Essa operação é importante também para a migração das rádios AMs para o dial FM, já que os canais 5 e 6 da TV analógicas serão usados no processo.
Às 12h50, o ministro participa do desligamento do sinal da TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo e única geradora da cidade. Em seguida, às 14 horas, André Figueiredo vai fazer o desligamento da TV Sucesso (Record). Também vão passar a transmitir o sinal digital a TV Bandeirantes, SBT e TV Cultura. Outras três estações que operam no município (TV Canção Nova, Record News e Rede Vida) já fizeram o switch off no dia 15 de fevereiro.
Rio Verde é a cidade-piloto no processo de implantação do Sistema Brasileiro de TV Digital, que deverá se estender a todo o Brasil até o fim de 2018. Depois do desligamento, a programação das emissoras deixa de ser exibida na cidade pelo sistema analógico. Em seu lugar, as geradoras de TV vão continuar transmitindo, por 30 dias, uma cartela fixa informando ao telespectador como proceder para ter acesso ao sinal digital.
Após esse período, o processo de migração das rádios AMs terá continuidade com a ocupação das emissoras no chamado dial estendido. Essa operação será realizada em regiões cujos dials não têm mais espaço para a ocupação das rádios.
O Ministério das Comunicações anunciou na última quinta-feira (25) a emissão de 175 boletos para pagamento da outorga para mudança da faixa AM para FM. A informação é importante, já que indica que essas rádios estão aptas a dar início ao processo de alteração. As entidades que estão com pendências de documentação junto ao ministério terão, a partir de hoje, 90 dias para regularizar a situação, ou seja, até o fim de maio. Vale ressaltar também que o envio da documentação deve ser feito pelo Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do MiniCom.
O ministério não divulgou a lista das rádios que estão nesse primeiro lote de envio dos boletos. Porém, tudo indica que elas estão localizadas nas regiões Norte e Nordeste. Após a quitação, o Ministério das Comunicações vai emitir o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios deverão apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos poderão começar a transmitir a programação na faixa de FM.
Com informações do Ministério das Comunicações
Tags:
Rádio, migração AM, Minicom, Brasília