AMIRT vence na Justiça contra a cobrança de simulcasting
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu a favor da Associação Mineira de Rádio e Televisão (AMIRT), no dia 15 de fevereiro, na ação judicial impetrada pela entidade referente à cobrança de simulcasting (transmissão simultânea, em português, que refere-se aos programas ou eventos de difusão em mais de um meio, como a internet e Rádio, por exemplo), realizada pelo Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD). Com a nova decisão, o ECAD não poderá mais realizar a cobrança de simulcasting.
Prêmio Petrobras de Jornalismo 2015 tem recorde de inscrições
A edição 2015 do Prêmio Petrobras de Jornalismo teve um número recorde de inscrições: foram 1.255 reportagens recebidas entre 26 de outubro de 2015 e 26 de fevereiro de 2016, contemplando todas as regiões do país. O tema com mais inscrições foi Responsabilidade Socioambiental, com 433 trabalhos. A categoria especial Transparência e Governança Corporativa teve 71 reportagens inscritas.
Especial: Nova fase da Operação Lava Jato gera cobertura especial nas principais rádios do Brasil
Atualizado - 12h17 - A Jovem Pan FM interrompeu toda a sua grade de programação, inclusive o programa "Pânico". Com isso toda a rede FM da marca está acompanhando a cobertura jornalística relacionada à Lava Jato.
A sexta-feira (4) começou movimentada, principalmente para as rádios que atuam com jornalismo em suas operações. As principais redes do país estão com suas grades dedicadas à nova fase da Operação Lava Jato, realizada pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal que envolve o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. As redações estão movimentadas desde o início da manhã de hoje, cobrindo os primeiros acontecimentos da nova fase. Ouvintes auxiliaram as emissoras relatando movimentações atípicas nas ruas de São Paulo por volta das 6h00. Redes extensas, com destaque para a Jovem Pan FM, interromperam as suas grades para poder acompanhar a coletiva de imprensa dada pelas autoridades envolvidas na operação.
Projeto de rádio para a Câmara de Manaus é encaminhado pelo Ministério das Comunicações à Anatel
Os ouvintes de Manaus poderão receber em breve uma Rádio Câmara. O secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Francisco Ibiapina, garantiu, na tarde da última quarta-feira (2), que vai encaminhar junto à Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) o pedido para a liberação de um canal de rádio FM para a Câmara Municipal de Manaus para os próximos meses.
Rede Pampa realiza mais uma troca entre as suas frequências. 104 FM aparece na faixa AM
Mais uma troca entre frequências da Rede Pampa. O grupo gaúcho promoveu a repetição da programação popular/hits da 104 FM 104.1 na sintonia 1020 AM, estação que desde novembro estava repetindo a Liberdade FM 104.9. Todas as emissoras envolvidas nas mudanças são controladas pela Rede Pampa e estão com os seus estúdios sediados em Porto Alegre. A mudança foi percebidas por ouvintes da capital gaúcha e também do interior do estado que entraram em contato com a redação do Tudo Rádio. Por enquanto a Rede Pampa não informou oficialmente o motivo da 104 FM em 1020 AM.
Ministro anuncia novo plano de outorgas de radiodifusão comercial para este semestre
O governo apresentará, ainda no primeiro semestre de 2016, um novo plano de outorgas para a radiodifusão comercial. Com isso, pretende criar condições para o fortalecimento da produção de conteúdo local, principalmente em regiões mais remotas que só recebem sinais gerados nos grandes centros do país. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (2) pelo ministro das Comunicações, André Figueiredo, durante o seminário Comunicação e Mídia Regional.
Rádio SulAmérica Trânsito leva ao ar série especial de reportagens “Mulheres no Trânsito”
Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Rádio SulAmérica Trânsito FM 92.1 de São Paulo leva ao ar, a partir do dia 7. A série especial de reportagens “Mulheres no Trânsito”. Produzida pela repórter Natália André, a série vai mostrar que as mulheres não estão apenas dirigindo como motoristas comuns pelo trânsito de São Paulo. Mais do que nunca, elas estão no comando em toda área de mobilidade. Além de taxistas, motoristas de ônibus e caminhoneiras, elas ocupam posições desconhecidas do cidadão comum.