O Tudo Rádio publicou nesta semana que o Grupo RBS vendeu suas ações de mídia em Santa Catarina para o Grupo NC. A nova sociedade que adquiriu os veículos catarinenses conta com o dono do laboratório farmacêutico EMS e também com o proprietário da Videolar-Innova, que atua na área de petroquímica (a Videolar também atuou no segmento de mídias virgens, como CD, DVD e memory cards).
O empresário Carlos Sanchez, proprietário do laboratório farmacêutico EMS e morador de Campinas, comprou as operações de televisão, rádio e jornal da marca RBS em Santa Catarina. A aquisição foi feita junto com o empresário Lirio Albino Parisotto, que é médico e investidor em setores como siderurgia, bancos e companhias elétricas, além de ser proprietário da Videolar. Sanchez será o sócio majoritário com 75%. Parisotto terá 25% de participação.
Um comunicado encaminhado pela EMS informou que a conclusão da venda aguarda a aprovação dos órgãos regulatórios (o Cade — Conselho Administrativo de Defesa Econômica — e outros órgãos de regulação do setor), bem como “o cumprimento de determinadas condições precedentes usuais para este tipo de transação”. O comunicado também informa que a aquisição faz parte de uma associação dos empresários para o desenvolvimento de negócios de mídia em Santa Catarina.
O fechamento do acordo entre os acionistas da RBS e os empresários foi anunciado ontem em Florianópolis e é um dos maiores negócios no ramo de mídia no Brasil nos últimos anos. O valor não foi divulgado, mas especialistas da área afirmam que a aquisição gira em torno de R$ 700 milhões.
O acordo inclui as emissoras da RBS TV em Florianópolis, Blumenau, Joinville, Centro-oeste, Chapecó e Criciúma, afiliadas à Globo, os jornais “Diário Catarinense”, “Hora de Santa Catarina”, “A Notícia” e “Jornal de Santa Catarina”; as rádios CBN Diário, Itapema e Atlântida em Santa Catarina.
O atual diretor-geral de Televisão da RBS TV em Santa Catarina, Mário Neves, deverá o presidente da nova empresa. Os investidores destacaram que a gestão dos negócios seguirá normalmente e a independência editorial será mantida. Ressaltaram, ainda, que a decisão é resultado da crença de ambos no enorme potencial do Estado de Santa Catarina e na indústria da comunicação. Todos os investimentos de comunicação dos empresários serão centrados no Estado.
Segundo informações do site Notícias da TV, o ex-todo-poderoso da Globo, José Bonifácio de Oliveira, o Boni, poderá assumir o comando das seis afiliadas da emissora em Santa Catarina. Boni, que já dirige a TV Vanguarda, em São José dos Campos e Taubaté, no interior de São Paulo, foi convidado pelos empresários Carlos Sanchez e Lírio Parisotto a dirigir a programação das emissoras que hoje formam a rede RBS em Santa Catarina.
Boni costuma degustar vinhos com Lírio Parisotto, um dos 30 homens mais ricos do país, que tem frequentado o noticiário social nos últimos meses por namorar a ex-modelo Luiza Brunet. Boni já foi fotografado ao lado de Parisotto no jato do empresário. A decisão deve sair na semana que vem.
Com informações do Notícias da TV e Correio Popular
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Grupo RBS, Grupo NC, direção, estrutura, Santa Catarina