Segunda-Feira, 14 de Março de 2016 @ 07:39
São Paulo – Emissoras de diferentes segmentos mobilizaram suas equipes para cobrir os protestos contra a corrupção e o atual governo
Assim como no episódio que envolveu a Polícia Federal e o ex-presidente Lula no último dia 4, várias emissoras de rádio se organizaram para cobrir as manifestações populares que tomaram as ruas de várias cidades brasileiras no domingo (13). Emissoras de diferentes segmentos deram destaque para os protestos contra a corrupção, a favor das operações da Polícia Federal / Ministério Publico e contra o atual governo do país. Grades tradicionais de programação no domingo foram suspensas por várias emissoras, inclusive com o futebol perdendo destaque. Outras emissoras contaram com trabalhos conjuntos entre diferentes veículos, como rádios e televisões. Acompanhe:
De novo a rede liderada pela Jovem Pan FM 100.9 de São Paulo suspendeu a programação jovem/pop nacional para “engatar” as afiliadas na cobertura jornalística liderada pela rede Jovem Pan News (liderada pela Jovem Pan AM 620). Grande parte das afiliadas da Jovem Pan FM acompanharam a cobertura jornalística da matriz, inclusive aquelas que contam com grades locais nas tardes de domingo. Algumas afiliadas, como a Jovem Pan FM 103.9 de Curitiba, chegaram a contar com jornalismo local (que foi intercalado com o nacional) informando os detalhes das manifestações em suas respectivas praças. Equipes das afiliadas também ajudaram na cobertura realizada a partir de São Paulo.
Também é destaque a movimentação realizada por emissoras jornalísticas como BandNews FM 96.9 de São Paulo (e rede) e CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo (e rede). As duas cadeias de rádios movimentaram as suas praças para realizar uma cobertura nacional, inclusive nas faixas de inserções locais. No caso da BandNews (e também da rede da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo) as rádios contaram com giros de repórteres das cidades que contam com sedes de afiliados da TV Bandeirantes, inclusive com a repetição de um especial da televisão sobre o balanço das manifestações em todo o Brasil.
A internet também ficou movimentada com a cobertura das rádios. Além do trabalho especial feito pela Rádio Gaúcha FM 93.7 AM 600 de Porto Alegre, a equipe da estação também alimentou os perfis da rádio em redes sociais, além de postagens realizadas pelos repórteres em seus perfis pessoais que relataram as manifestações na capital gaúcha e também em Brasília. O mesmo ocorreu com outras redes, como foi o caso da Rádio Bandeirantes, Jovem Pan, BandNews, CBN, entre outras.
As emissoras ouviram autoridades, especialistas na área de política, entre outros. Porém o foco principal ficou com a população, com várias entrevistas com participantes e personagens que compuseram as manifestações.
Jornalismo no rádio – Ouça a cobertura pós-manifestações das rádios citadas nesta matéria (e também outras estações) através do Tudo Rádio: clique aqui.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.