Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 18 de Março de 2016 @ 19:06

Evento marca a primeira migração de rádio AM para dial FM no país

Juazeiro – Rádio Progresso é a primeira emissora a efetivar a migração

Publicidade
A rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte programou uma série de eventos nesta sexta-feira (18), data que marca a primeira migração de uma rádio AM para o dial FM no Brasil. A emissora vai ocupar a frequência 97.9 FM e contará com várias apresentações ao público, além de ter a presença do ministro das Comunicações, André Figueiredo.
 
A festa de inauguração da Progresso FM começou pela manhã e só terminará à noite com a apresentação dos cantores Ítalo e Reno e Fábio Carneirinho. Os eventos estão sendo realizados na Rua José Andrade de Lavor próximo a rodoviária. “A Rádio Progresso FM chegou para mudar a nossa região, formando opinião e contribuindo para o desenvolvimento”, declarou o diretor presidente da emissora, Antônio Firmino.
 
Uma missa em Ação de Graças com Padre Monteiro será celebrada às 19h. Na sequência, às 20h, será feita a inauguração oficial da Rádio Progresso FM 97.9 com a presença do ministro das Comunicações André Figueiredo, do deputado federal José Arnon Bezerra, do governador do Ceará Camilo Santana, prefeitos da região e várias autoridades da região.
 
De acordo com Eduardo Cappia, engenheiro e líder do Comitê Técnico da Associação de Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo (AESP), a rapidez na migração da Rádio Progresso se deu devido à agilidade na tramitação da documentação. “Publicado o Extrato do contrato no Diário Oficial da União, o projeto foi protocolado e a rádio já havia preparado a instalação. Isso agilizou a tramitação”, ressaltou.
 
No mês passado, o Ministério das Comunicações começou a emitir os boletos de pagamento da outorga para mudança da faixa. Os valores para começar a transmitir a programação em FM variam de R$ 8,4 mil até R$ 4,4 milhões. A tabela foi elaborada com base em critérios como índices econômicos, sociais e população do município em que a rádio está localizada, além do alcance.
 
Após a quitação do boleto pelo radiodifusor, o MC emite o ato que autoriza a migração de faixa. Na sequência, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. Depois da liberação gerada pelo órgão regulador, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM.
 
Todos esses procedimentos foram cumpridos pela Rádio Progresso, de Juazeiro do Norte (CE). O evento de início das transmissões na faixa de FM, nesta sexta-feira, contará com a participação de diversas autoridades, como o governador do Ceará, Camilo Santana, prefeitos da Região do Cariri e secretários de Estado e municipais.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração AM, Rádio Progresso, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.