Segunda-Feira, 06 de Outubro de 2008 @ 15:37
São Paulo – Grandes emissoras de rádio estarão livres da propaganda política obrigatória no segundo turno das eleições municipais de 2008
Após o encerramento do 1º turno das eleições municipais em todo o Brasil, a maioria das cidades encerrou a decisão de seus futuros. Algumas por terem decidido as eleições em 1º turno, outras por não possuírem mais de 200 mil eleitores, ou seja, não existe a realização de mais um turno. Entre as emissoras de rádio, algumas estações estarão livres da propaganda eleitoral obrigatória em outubro, como são os casos de grandes FMs de São Paulo.
Rádios como 89 FM 89.1 e Mix FM 106.3 não transmitirão a propaganda eleitoral. Ambas operam em concessões de fora da capital paulista, em localidades que elegeram seus prefeitos em 1º turno. Não será o caso das demais rádios jovens da capital paulista (Jovem Pan 2 FM 100.9, Metropolitana FM 98.5 e Transamérica FM 100.1) que deverão transmitir a propaganda referente ao 2º turno das eleições na capital. O mesmo ocorrerá em Santo André, afetando a grade da Energia 97 FM 97.7. A Kiss FM 102.1, de Arujá, seguirá com sua programação sem alterações.
O mesmo ocorre no segmento popular. Entre as lideres, a Tupi FM 104.1 transmitirá a disputa pela prefeitura de Guarulhos, enquanto as concorrentes Nativa FM 95.3 (Diadema) e Transcontinental FM 104.7 (Mogi das Cruzes) estarão livres para transmitirem suas grades sem a inserção eleitoral. A Band FM 96.1 e a Gazeta FM 88.1 também transmitirão a propaganda de São Paulo, seu município de origem.
As rádios de Jundiaí (a jovem Dumont FM 104.3 e a eclética 105 FM 105.1) que são sintonizadas em São Paulo também estarão livres da propaganda eleitoral gratuita. O mesmo ocorrerá com a evangélica Gospel FM 90.1 e a espírita Mundial FM 95.7. A sertaneja Terra FM 98.1, concessão de Itatiba, também não terá a propaganda.
Entre as adultas a líder no segmento, Alpha FM 101.7, cuja concessão é de Osasco, não terá a propaganda eleitoral gratuita, ao contrário de suas concorrentes, as redes Antena 1 FM 94.7 e Nova Brasil FM 89.7, concessões da capital paulista, local onde terá a disputa no 2º turno entre os candidatos Gilberto Kassab (DEM) e Marta Suplicy (PT).
No Rio de Janeiro a história se repete. A cidade conhecerá o seu prefeito após a decisão no 2º turno entre Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV), ou seja, as FMs e AMs da capital fluminense transmitirão a disputa eleitoral através da propaganda eleitoral gratuita. Já as rádios cujas concessões pertencem a Niterói (Bandnews FM 94.9 e Oi FM 102.9) estarão livres da obrigatoriedade, levando em consideração que a cidade da região metropolitana do Rio decidiu suas eleições em primeiro turno. O mesmo ocorre com as concessões de São Gonçalo (104,5 FM 104.5 e Catedral FM 106.7).
A capital mineira também terá segundo turno, mas a lider geral em audiência em Belo Horizonte estará livre da propaganda eleitoral gratuita. A Liberdade FM 92.9, concessão e sede em Betim, não terá a transmissão do horário eleitoral, já que Betim decidiu seu futuro em primeiro turno. O mesmo vale para a Jovem Pan 2 FM 99.1, concessão de Betim com sede fixa em Belo Horizonte. Outras FMs como a Oi FM 93.9, rádio cuja concessão pertence a Brumadinho, estão liberadas para seguirem com suas programações sem alterações.
Em Porto Alegre as rádios seguirão com a propaganda eleitora gratuita no segundo turno. Algumas rádios que pertencem à região metropolitana estarão livres da propaganda, como por exemplo, as FMs de Novo Hamburgo. Em Curitiba não haverá segundo turno e nenhuma cidade da região metropolitana possui mais de 200 mil eleitores. Em Salvador a situação é a mesma da capital gaúcha, assim como em Cuiabá. Fortaleza e Recife decidiram suas eleições em primeiro turno.
Grandes cidades do interior brasileiro como Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Campos dos Goytacazes, Santos, Piracicaba, Maringá, Caxias do Sul, Blumenau, Feira de Santana, Uberlândia, Volta Redonda, entre outras, não terão 2º turno, ao contrário de municípios como Londrina, São José do Rio Preto, Joinville, Bauru, Ponta Grossa, Pelotas, Montes Claros, Campina Grande, Anápolis, entre outras localidades.
Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.