O ministro das Comunicações André Figueiredo vai assinar mais uma migração de rádio AM para o dial FM nesta terça-feira (19). A segunda emissora a ter oficializada a migração é a Rádio Cetama AM 930 de Barbalha, no interior do Ceará. A emissora vai ocupar a frequência 107.7 FM e será enquadrada na classe A2 de potência.
A solenidade de assinatura será realizada na sede da TV Verdes Mares Cariri, em Juazeiro do Norte, a partir das 14 horas, segundo a agenda divulgada pelo site do Ministério das Comunicações. Além disso, o ministro também participa de uma reunião onde serão discutidas ações do Projeto de Integração das Ações de Inclusão Digital na Região do Cariri. Iniciativa do MiniCom é desenvolvida em parceria com universidades da região cearense. Durante o encontro, equipes técnicas das instituições de ensino vão apresentar pré-projetos com as ações que deverão ser adotadas
A Rádio Cetama será a segunda emissora a ter a migração oficializada para o dial FM. No dia 18 de março foi a vez da Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte. A emissora pode ser sintonizada em 97.9 FM no interior cearense. O processo também contou com a participação de André Figueiredo, atual ministro das Comunicações. O comandante da pasta foi entrevistado pela equipe da Rádio Progresso, além de participar dos eventos que marcaram o inicio das operações em FM da primeira migrante.
Na ocasião, foi Figueiredo quem “ligou” a Rádio Progresso na faixa FM, como uma “faixa de inauguração”. O ministro declarou que "o público também poderá acompanhar toda a programação a partir dos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Isso faz a diferença em um momento onde a tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos brasileiros", explicou ao apertar o botão que iniciou a operação do veículo em FM na região do Cariri, onde está localizada a cidade de Juazeiro do Norte.
As migrantes do primeiro lote estão recebendo os seus boletos de pagamento da outorga em FM, fato que possibilita o início do processo técnico para os trabalhos das estações na faixa FM. Nesta primeira leva serão contempladas as emissoras que obtiveram espaços no “FM convencional” para operar (espectro que vai de 88.1 FM a 107.9 FM). O processo de canalização foi concluído recentemente, indicando as regiões que contam com espaços no dial FM para abrigar as migrantes. Nos locais onde a faixa FM já está congestionada será aberto o “FM estendido”, conforme já noticiado pelo Tudo Rádio.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, migração, conselho, reunião, Minicom, Brasília