Expectativas superadas. É a impressão da maioria dos brasileiros que, de alguma forma, participaram da NAB Show 2016, realizada entre os dias 16 e 21 em Las Vegas (Estados Unidos). A feira que é a maior do setor de comunicação no mundo, apresentou uma série de novidades para os visitantes, inclusive com uma maior participação do setor de radiodifusão. Conforme a feira se distancia do período de crise norte-americano (2008), a NAB Show cresce em novidades, visitantes e em importância para todo o planeta. Acompanhe algumas impressões.
Segundo Wagner Rocha (Waguinho), diretor artístico da Metropolitana FM 98.5 de São Paulo, a edição 2016 da NAB Show foi a melhor em anos. O profissional confirma que "tudo aumentou", como a oferta de produtos, movimento e o rádio teve mais destaque do que as edições anteriores. Rocha afirma que existem mais produtos voltados à radiodifusão, como soluções de software e hardware. E o que chamou a atenção na opinião de Waguinho foram as mesas de estúdio do ar, todas por IP e AES, além dos destaques de tecnologia como uma câmera desenvolvida para fazer transmissões via Facebook (Mevo, com lançamento previsto para junho).
Robson Ferri, profissional responsável pela RF Mídia e que participou da NAB Show como expositor, chama a atenção para a importância que a internet tem conquistado na área de rádio, além da integração das atividades de diferentes mídias. "A convergência de mídias é cada vez mais clara com a apresentação de novos equipamentos preparados para esta demanda de alimentação de multiplataformas principalmente mobile. Quem não se preparar para a importância do streaming, ficará de fora do próximo grande passo do nosso segmento", acredita Ferri.
Também é unanimidade que o mercado mundial, com destaque para os Estados Unidos, rema numa situação diferente da realidade brasileira. Sem crise, o setor tem uma intensa movimentação financeira, exemplificada pelo tamanho e movimentação da NAB Show em 2016. E de positivo para o rádio mundial é a importância que ele continua tendo em relação ao seu público, além da possibilidade de aliar as suas atividades com outros formatos de veiculação. Gordon Smith, presidente da NAB,
destacou na abertura da feira a importância do conteúdo radiofônico e dos acordos obtidos pelo setor.
A NAB contabilizou a presença de participantes de 166 nacionalidades e mais de 1.700 expositores estão na maior feira de produtos e serviços nas áreas de broadcast, plataformas digitais e televisão do mundo. A feira foi encerrada ontem (21).
Tags:
Rádio, NabShow, feira, radiodifusão, São Paulo