A Câmara de Vereadores de Várzea Grande poderá contar com uma rádio FM destinada a transmitir a população as sessões de plenário, o trabalho das comissões, audiências públicas e as demais atividades parlamentares. O município foi contemplado pela rede nacional de canais de televisão digital e rádio FM, do Ministério das Comunicações e poderá contar com afiliada da rede Rádio Câmara, liderada pela Rádio Câmara FM 96.9 de Brasília.
Cuiabá saiu na frente e desde o ano passado a Assembleia Legislativa está com uma rádio no ar. Ela se encaixa na rede legislativa de transmissão que hoje atinge mais de 50 milhões de brasileiros, que têm a possibilidade de acompanhar os trabalhos legislativos nas três esferas – municipal, estadual e federal.
O ministério atendeu pedido do presidente da Câmara de Vereadores, Janio Calistro do Nascimento (PSD), que no mês de março do ano passado, enviou dois jornalistas até Brasília para dar andamentos nos papeis. “Valeu a pena a viagem, hoje temos em mãos um documento emitido pelo Ministério das Comunicações que detemos a consignação de um canal de rádio FM para a Câmara de Várzea Grande”, destacou Jânio Calistro.
O canal liberado para Casa de Leis várzea-grandense é 100.5 FM (263E, classe A4), e está inserido no pacote de 38 outros canais de FM já indicados para cidades de diversos estados. O objetivo é incentivar as casas legislativas a montarem suas próprias emissoras de rádio e TV, com sinal aberto e gratuito, e universalizar o acesso às programações, também da rádio Câmara dos Deputados, rádio Senado e rádio da Assembleia Legislativa de cada estado.
Essa iniciativa de longo alcance de público, através das rádios em Câmaras e Assembleias Legislativas de todo Brasil é de iniciativa da Câmara dos Deputados e vem sendo ampliada desde 2012.
O próximo passo agora é a realização do projeto técnico que deverá ser levantado por um engenheiro. Após a conclusão dessa etapa, o projeto deverá ser enviado para a Rede Legislativa, onde engenheiros da Câmara dos Deputados farão a verificação para posterior envio ao Ministério das Comunicações.
Com informações do VGNews
Tags:
Rádio, Câmara, Rádio Câmara, controle, Várzea Grande, Cuiabá