A Empresa Brasil de Comunicação (EBC) anunciou a contratação do jornalista e apresentador Sidney Rezende. O profissional vai atuar pela Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro, Rádio Nacional FM 96.1 AM 980 de Brasília, Rádio Nacional AM 670 FM 96.1 de Tabatinga e em Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180 KHz da região Amazônica. Rezende vai apresentar o Nacional Brasil, que estreia no dia 4 de maio e vai ao ar de segunda à sexta-feira, das 7h às 10h, no horário de Brasília.
O próprio apresentador foi quem escolheu o nome do programa e explicou como chegou a ele. "'Nacional', para valorizar a emissora que completa 80 anos neste ano. E 'Brasil', para homenagear nosso país", explica. O slogan também foi ideia de Rezende: "Respeito à sua forma de pensar". Nada mais democrático nestes tempos de acirramento ideológico.
Sobre seu recomeço na rádio, Rezende explica: "Primeiro estou cumprindo a minha palavra quando disse que retornaria para concluir meu ciclo radiofônico". Depois de fazer o primeiro programa jornalístico do rádio brasileiro, "Panorama Brasil", montar a primeira rádio All News do país (CBN) e participar de tantas renovações no veículo mais tradicional do mundo, chegou a vez de Sidney empreender novamente. Segundo ele, "o desafio de sempre é unir os ouvintes em torno de um cardápio de informação isenta, plural, bem apurada e construtiva adequada ao momento que vive a jovem democracia brasileira".
Rezende também falou sobre a expectativa de estrear em uma rádio pública com o clima de instabilidade política no país. "O desafio é realizarmos rápido um modelo que pela competência possa transcender o tempo e continuar sendo gerado independentemente da ideologia dos partidos políticos que estejam no poder. Por isso público e de estado, e não de governo. Mas para que isso de fato se realize, precisaremos contar com a equipe experimentada e competente da Rádio Nacional, segmentos talentosos da EBC e profissionais que incorporaremos ao projeto"., ressaltou
Em "Nacional Brasil", política, economia, cultura, carnaval, esportes e atualidades serão os assuntos abordados. "Teremos comentaristas consagrados e um grupo de repórteres espalhados pelo país. Vamos ter ainda correspondentes no exterior e um boletim da Rádio França Internacional", explica Sidney. Haverá ainda um personagem principal nos programas: o ouvinte. "No 'Nacional Brasil', o ouvinte irá falar, debater, dar opinião, questionar o âncora e entrevistar as personalidades convidadas", frisou.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Nacional AM, Nacional FM, EBC