Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 06 de Maio de 2016 @ 15:09

Mais 45 rádios deverão assinar contrato para migração. Quatro são de São Paulo

Brasília – Ministro André Figueiredo assinou contrato com a terceira rádio para migração

Publicidade
O processo de migração das rádios AMs para o dial FM terá continuidade na próxima terça-feira (10). Mais 45 emissoras do dial AM assinarão contrato com o Ministério das Comunicações para a liberação para a nova faixa. Na manhã desta sexta-feira, o ministro das Comunicações André Figueiredo assinou o termo aditivo de concessão que permite a migração da Rádio Assunção Cearense AM 910 de Sobral, que vai operar na faixa em 103.7 FM.
 
As 45 emissoras já passaram por todas as etapas do processo, incluindo o pagamento do boleto da nova outorga. A assinatura do contrato se dará na próxima terça-feira para a liberação da nova faixa na qual irão operar. Cerca de 180 boletos já foram emitidos e, assim que forem quitados, as emissoras poderão assinar o contrato. Neste lote, estão rádios de diversos estados
 
O ministro das Comunicações, André Figueiredo, defendeu a importância da radiodifusão no processo de integração e desenvolvimento do país. A declaração foi feita nesta sexta-feira (6), em Fortaleza (CE), durante a assinatura do termo aditivo de concessão que permite a migração da Rádio Assunção Cearense AM 910 de Sobral.
 
Na solenidade, realizada na sede do Sistema de Rádios Verdes Mares, o ministro comentou que o rádio aproxima os brasileiros e leva conhecimento até mesmo para as localidades mais remotas. "Historicamente, esses veículos contribuem para o desenvolvimento das regiões. O Ceará já teve a primeira rádio a migrar para o FM. Agora, outro importante veículo passa a transmitir em um formato com melhor qualidade", disse, ao ser recebido pelo diretor de jornalismo do Sistema Verdes Mares, Roberto Moreira, e demais membros do grupo.
 
"Esclareço ainda que a empresa terá até seis meses para manter as frequências, tanto AM quanto FM. Assim, a população poderá assimilar com tranquilidade o processo de migração", acrescentou.
 
O prefeito de Sobral, Veveu Arruda, pontuou que a novidade é fundamental para a sociedade e o mercado. "É um dia especial não somente para a cidade, mas também para o estado. Essa ação representará um crescimento da qualidade da comunicação para que as pessoas tenham ainda mais acesso à informação. Para isso, a gestão do ministro foi importante para alcançar esse padrão", destacou.
 
Segundo o deputado estadual Ferreira Aragão, "o trabalho realizado pelo Ministério foi também fundamental para resolver as pendências e garantir os avanços que o setor demandava há tanto tempo".
 
Pádua Lopes, superintendente do Diário do Nordeste, que integra o grupo Verdes Mares, lembrou que o processo de migração foi protelado por muito tempo, mas foi destravado no último ano. "Percebemos que essa gestão atua na velocidade do rádio. Essa atitude do ministro André Figueiredo representará um passo essencial para a radiodifusão", comentou.
 
Atualmente, 1.781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil, sendo divididas de acordo com o alcance: local, regional ou nacional. Ao todo, 1.386 pediram a mudança de faixa e 937 rádios já poderão fazer a migração em 2016. No entanto, 437 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país. Para isso, os canais 5 e 6, que, hoje, são ocupados por canais de TV analógicos, serão desocupados e destinados à FM.
 
Com informações do Ministério das Comunicações e ABERT
Tags: Rádio, migração AM, Minicom, Brasília

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.