O provável novo governo federal deverá ter diversas mudanças ministeriais. Uma delas, deverá ser a fusão do Ministério das Comunicações com o de Ciência e Tecnologia. A nova pasta deverá ser presidido por Gilberto Kassab, que foi ex-ministro das Cidades da presidente Dilma Rousseff e é ex-prefeito de São Paulo.
Até então, a pasta de Ciência e Tecnologia deveria ficar com Marcos Pereira, pastor licenciado da Universal e presidente nacional do PRB. Mas isso mudou após Temer decidir fundir as pastas acima como parte da sua estratégia de cortar o número de ministérios do governo federal caso assuma o cargo da presidente Dilma Rousseff, cujo pedido de impeachment está votado no Senado.
Com isso, o novo ministério “turbinado’ ficaria com o PSD, que deve indicar Kassab, presidente do partido e que traz no currículo o Ministério das Cidades no governo Dilma. A informação foi confirmada à Folha por aliados do vice e do exprefeito de São Paulo.
O exministro das Cidades foi um dos últimos aliados a abandonar Dilma. Entregou a carta de demissão na noite de 15 de abril, a menos de 48 horas da aprovação do impeachment na Câmara. A atitude foi recebida com irritação pela presidente, que se refere ao exauxiliar como "traidor".
A mudança do PSD foi fundamental para garantir a aprovação do afastamento da presidente. O partido de Kassab forneceu 29 votos "sim", e o impeachment passou por 25 votos.
Tags:
Rádio, Ministério das Comunicações, Michel Temer, Kassab, Brasília