O 16º Congresso Catarinense de Rádio e Televisão promovido pela Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT) teve início nesta segunda-feira (16) no Costão do Santinho Resort. A abertura do evento teve entrega de novas comendas da ACAERT, lançamento do selo alusivo ao congresso e a divulgação de um manifesto, que foi lido pelo gerente de jornalismo da ACAERT, Guido Schvartzman.
O evento teve a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gelson Merísio, do senador Paulo Bauer e do secretário de comunicação de Santa Catarina, Walter Bier, no ato representando o Govenador do Estado, Raimundo Colombo. O deputado federal Edinho Bez e os deputados estaduais Serafim Venzon, Silvio Dreveck e Antônio Aguir também estiveram presentes.
O setor da radiodifusão foi representado através dos presidentes Daniel Slaviero, da ABERT, e Ary dos Santos, da Fenaert. Em nível estadual, marcaram presença o presidente do SERT/SC, Carlos Alberto Ross, além dos presidentes da ACAERT, Rubens Olbrisch, e do presidente do Congresso ACAERT, Saul Brandalise Júnior.
O ponto alto do evento ficou por conta da Comenda ACAERT, concedida a cinco personalidades de destaque da radiodifusão: Herivelto Gelle (ex-Grupo Band Santa Catarina), Joselde Cândido Cubas Batista (Rádio Clube, de Canoinhas), Maria Rossi (Rádio Cultura, de Campos Novos), Pedro Peiter (Rádio Entre Rios, de Palmitos) e Pedro Vicente Barcellos (Rádio Santa Catarina, de Tubarão). Os nomes foram indicados pelas oito regionais da ACAERT.
O presidente da ACAERT, Rubens Olbrisch, cumprimentou os presentes e destacou a migração AM-FM, com destaque para as cinco primeiras migrantes em Santa Catarina. Além disso, ele defendeu a necessidade da celeridade na migração, principalmente para os radiodifusores que estão no lote residual. Por fim, Rubens Olbrisch também ressaltou a parceria entre a ACAERT e a Assembleia Legislativa de Santa Catarina no processo de regionalização da mídia.
Rubens também pediu ao presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Daniel Slaviero, que dê atenção ao combate às rádios piratas e a atual situação das RADCOM, devido à ausência de fiscalização. Slaviero assumiu a palavra e citou o trabalho em conjunto feito pelos radiodifusores de Santa Catarina. Destacou ainda a união e a independência da concorrência.
O presidente da ABERT falou da recente mudança ocorrida no Governo Federal. Slaviero ressaltou que não houve a extinção do Ministério das Comunicações e que a decisão do atual governo em fundir a pasta com o Ministério da Ciência e da Tecnologia foi acertada.
Ele também comentou que a escolha de Gilberto Kassab para o comando do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações foi acertada. Slaviero disse que acredita que ocorrerá uma gestão técnica e ágil para o setor, e que o ex-prefeito de São Paulo conhece o setor. Além disso, o presidente da ABERT citou positivamente o ex-ministro André Figueiredo.