Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Ao buscar por uma rádio, que tipo de conteúdo você procura?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Junho de 2016 @ 13:09

Acervo de 3 mil discos é furtado de rádio FM em Poços de Caldas

Poços de Caldas - Cerca de 8 mil discos do acervo estavam guardados em prédio interditado

Publicidade
A Polícia Civil investiga o furto de quase três mil discos de vinil do acervo da Rádio Libertas FM 99.5 (emissora que é controlada pela Prefeitura de Poços de Caldas). O caso ocorreu na última semana e parte dos discos furtados foram encontrados no lixo em frente ao Complexo Santa Cruz, onde funcionava a rádio. Algumas peças levadas são consideradas relíquias por colecionadores e Djs.
 
A rádio existe na cidade há mais de quatro décadas. Até o início deste ano a sede da emissora ficava no Complexo Santa Cruz, porém o imóvel foi interditado no mês de abril e ela passou a funcionar em outro prédio, que não possui espaço físico para o acervo de cerca de oito mil discos. As peças em vinil permaneceram no antigo prédio. No entanto, criminosos invadiram o local e levaram quase três mil LPs.
 
O ex-diretor e radialista há mais de 30 anos, Pedro Bertozzi, fez um desabafo na internet. Para ele, o acervo da rádio – que é uma das mais antigas emissoras do país – tem muito mais do que valor financeiro. “Por que a mudança não foi simultânea, levando o acervo da discoteca junto? Ou seja, ficou num lugar em tese abandonado, como está hoje o Complexo Santa Cruz e quatro meses se passaram. Ficou ao Deus dará lá em cima. Isso é como rasgarmos um pedaço de história. Ainda que eu entenda que talvez exista um registro de forma digital hoje, registro digital não é acervo, no meu entendimento, acervo é algo palpável”, desabafou.
 
Os discos encontrados em frente ao Complexo Santa Cruz foram recolhidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas. Entre eles estão peças como álbuns de Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Vinícius e Toquinho, entre outros. Todos os discos encontrados estão molhados e com mau cheiro, o que indica que eles ficaram expostos ao clima chuvoso dos últimos dias. Em alguns poucos exemplares, como um de Raul Seixas, é possível ver o selo da Rádio Libertas.
 
Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que o acervo já foi todo retirado do Complexo Santa Cruz e agora está sendo catalogado, para que possa ser identificado quais foram os títulos roubados. Depois que ele for reorganizado, a direção da rádio deve abrir o local para a visitação pública.
 
A prefeitura informou ainda que está fazendo uma apuração interna e processos administrativos já foram abertos. Como o acervo da rádio já era digitalizado, a emissora não saiu do ar e também não teve a programação prejudicada. Questionada, a Polícia Civil informou que vai investigar quem pode ter furtado os discos.
 
Com informações do G1

Todos os direitos são reservados ao Portal tudoradio.com, conforme a lei nº 9.610/98. A publicação, redistribuição, transmissão e reescrita são permitidas, desde que contenham os devidos créditos ao Portal tudoradio.com.

Tags: Rádio, Libertas FM, furto, discos, Poços de Caldas

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro do Comitê Jurídico da AESP e da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2022 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.