Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Quarta-Feira, 08 de Junho de 2016 @ 13:09

Acervo de 3 mil discos é furtado de rádio FM em Poços de Caldas

Poços de Caldas - Cerca de 8 mil discos do acervo estavam guardados em prédio interditado

Publicidade
A Polícia Civil investiga o furto de quase três mil discos de vinil do acervo da Rádio Libertas FM 99.5 (emissora que é controlada pela Prefeitura de Poços de Caldas). O caso ocorreu na última semana e parte dos discos furtados foram encontrados no lixo em frente ao Complexo Santa Cruz, onde funcionava a rádio. Algumas peças levadas são consideradas relíquias por colecionadores e Djs.
 
A rádio existe na cidade há mais de quatro décadas. Até o início deste ano a sede da emissora ficava no Complexo Santa Cruz, porém o imóvel foi interditado no mês de abril e ela passou a funcionar em outro prédio, que não possui espaço físico para o acervo de cerca de oito mil discos. As peças em vinil permaneceram no antigo prédio. No entanto, criminosos invadiram o local e levaram quase três mil LPs.
 
O ex-diretor e radialista há mais de 30 anos, Pedro Bertozzi, fez um desabafo na internet. Para ele, o acervo da rádio – que é uma das mais antigas emissoras do país – tem muito mais do que valor financeiro. “Por que a mudança não foi simultânea, levando o acervo da discoteca junto? Ou seja, ficou num lugar em tese abandonado, como está hoje o Complexo Santa Cruz e quatro meses se passaram. Ficou ao Deus dará lá em cima. Isso é como rasgarmos um pedaço de história. Ainda que eu entenda que talvez exista um registro de forma digital hoje, registro digital não é acervo, no meu entendimento, acervo é algo palpável”, desabafou.
 
Os discos encontrados em frente ao Complexo Santa Cruz foram recolhidos e levados para a Delegacia de Polícia Civil de Poços de Caldas. Entre eles estão peças como álbuns de Jair Rodrigues, Roberto Carlos, Vinícius e Toquinho, entre outros. Todos os discos encontrados estão molhados e com mau cheiro, o que indica que eles ficaram expostos ao clima chuvoso dos últimos dias. Em alguns poucos exemplares, como um de Raul Seixas, é possível ver o selo da Rádio Libertas.
 
Em nota, a Prefeitura de Poços de Caldas informou que o acervo já foi todo retirado do Complexo Santa Cruz e agora está sendo catalogado, para que possa ser identificado quais foram os títulos roubados. Depois que ele for reorganizado, a direção da rádio deve abrir o local para a visitação pública.
 
A prefeitura informou ainda que está fazendo uma apuração interna e processos administrativos já foram abertos. Como o acervo da rádio já era digitalizado, a emissora não saiu do ar e também não teve a programação prejudicada. Questionada, a Polícia Civil informou que vai investigar quem pode ter furtado os discos.
 
Com informações do G1

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Libertas FM, furto, discos, Poços de Caldas

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.