Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Sexta-Feira, 22 de Julho de 2016 @ 07:46

Santa Catarina tem a primeira AM migrante operando em FM no Sul do país

Lages – Rádio Clube recebeu o autorização para operar em 98.3 FM

Publicidade
Após várias rádios AM do interior do Ceará iniciarem suas transmissões em FM no processo de migração, o Sul do país tem sua primeira emissora a efetivar a sua adaptação de sua outorga. Trata-se da Rádio Clube AM 690 de Lages (emissora controlada pelo Sistema Catarinense de Comunicação – SCC) que recebeu a autorização para iniciar suas transmissões em 98.3 FM.
 
No ano em que comemora o centenário de nascimento de seu fundador, Carlos Joffre Amaral, a Rádio Clube de Lages tornou-se a primeira emissora AM do Sul do país a realizar a migração para o FM. Publicada nesta quinta-feira (20) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações no Diário Oficial da União, a portaria autorizou a emissora a iniciar as operações na nova frequência. Fundada em 25 de agosto de 1947, a Rádio Clube de Lages é uma das pioneiras na comunicação de Santa Catarina e uma das mais populares da Serra Catarinense.
 
De acordo Roberto Dimas do Amaral, vice-presidente de técnicas e normas da ACAERT e vice-presidente de produto do Grupo SCC, ao qual a Rádio Clube de Lages integra, hoje é um dos dias mais importantes para comunicação brasileira nas últimas décadas. "Conseguimos concretizar um sonho que há anos vínhamos buscando e enfim poderemos levar a programação da Clube com muito mais qualidade de som à população da região serrana".
 
Carlos Joffre do Amaral Netto, vice-presidente de mercado do Grupo SCC, reiterou a importância histórica da migração da Rádio Clube de Lages para o FM. “Nessa nova sintonia vamos fortalecer o posicionamento da Clube na região serrana e projetar ainda mais seus diferenciais”. Ele destacou também o papel social desenvolvido pela Clube e sua credibilidade junto aos ouvintes, justificando o slogan da emissora: “Se a Clube não deu é porque não aconteceu”. “Fomos pioneiros da comunicação na Serra catarinense e agora novamente saímos na frente ao ser a primeira emissora realizar a mudança de frequência no estado”.
 
Para Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão - ABERT, a migração da Rádio Clube de Lages é fruto de um trabalho incansável da ABERT, bem como de seus diretores e da família Amaral, que hoje é comemorado por todos. Salveiro destaca que "perto de completar 70 anos de história, a Rádio Clube passa a ser a primeira emissora do Sul do país a mudar para a frequência FM e desta forma continuará prestando um excelente e relevante serviço à toda comunidade". Slaviero também cumprimentou a família Amaral pelo centenário de nascimento de Carlos Joffre, que classificou como "um grande pioneiro da comunicação não apenas em Santa Catarina, mas no país, afinal contribuiu efetivamente para a criação da ABERT".
 
Segundo Mário Henrique Candioto, responsável pelos projetos e assuntos regulatórios do Grupo SCC, o processo de migração começou em 2013, com o decreto nº 8.139. Desde então a Rádio Clube de Lages precisou cumprir uma série de exigências técnicas e jurídicas até a outorga e a portaria publicada nesta quarta-feira. Candiotto destacou a agilidade com que a Clube entregou as documentações necessárias, adequando-se às novas especificações exigidas. “Vamos agora avaliar a área de cobertura do estudo teórico com medições em campo. Mas o ouvinte de rádio é muito interativo e reage rapidamente, já recebemos ligações/informações que estamos chegando no FM aonde não chegávamos no AM. Sabemos que essa situação nem sempre vai acontecer, porém, colocando numa balança a migração é positiva”, avaliou.
 
Jacques Weissenberg comandou o processo de adaptação tecnológica da Rádio Clube de Lages à nova frequência e destaca os investimentos realizados na emissora. "Realizamos a compra de novos equipamentos e estamos construindo um novo e moderno estúdio para a Clube. Dessa forma nossos ouvintes terão acesso a um sinal de excelente qualidade".
 
Rádio AM goiana também já recebeu autorização e ocupa frequência FM
 
Além da Rádio Clube AM de Lages, a Rádio Silvestre AM 1160 de Itaberaí, no interior de Goiás, também recebeu a autorização para migrar para o FM. A emissora já está ocupando a frequência 91.1 FM, sendo também a primeira emissora do Centro-Oeste a efetivar a migração.
 
Dials - Veja as configurações dos dials citados na matéria e outros em todo o Brasil. Clique aqui
 
Migração AM-FM - Saiba mais sobre a migração AM-FM clicando aqui

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração AM, MCTIC, Brasília, estendido, residual

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.