Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 02 de Agosto de 2016 @ 07:44

Exclusivo: RBN é a primeira migrante a operar em um dial com grande concentração de FMs

Jaraguá do Sul - Tudo Rádio acompanhou o comportamento do sinal da Rádio Brasil Novo entre as regiões de Joinville, Blumenau e Itajaí

Publicidade
O Tudo Rádio segue acompanhando o processo de migração AM-FM pelo Brasil, principalmente o comportamento de sinal das “novas FMs” no dial convencional. E ontem (1º) ocorreu a primeira estreia de uma migrante AM-FM em um dial FM que possui uma considerável ocupação do espectro, chegando também em cidades populosas do centro-sul do país. A Rádio Brasil Novo de Jaraguá do Sul, conhecida agora como RBN FM já está no ar em 94.3 FM, chegando a cobrir parcialmente as regiões catarinenses de Joinville e Blumenau (áreas que estão entre as maiores concentrações populacionais do sul do país). A migrante ainda segue no ar em 780 AM (frequência original da emissora, que deverá ser desativada em 179 dias a partir da data de hoje).
 
A migrante de Jaraguá do Sul era uma rádio que contava com uma grande expectativa do setor de comunicação local e também de profissionais do rádio em todo o Brasil. O motivo é o comportamento da nova estação no dial FM, como a abrangência da migrante e o convívio com outras estações que já estavam no ar. A RBN FM passou a ocupar a sintonia 94.3 FM, faixa que é vizinha de rádios como Jovem Pan FM 94.1 de Itajaí e Aquarela FM 94.5 de Barra Velha. Essas duas vizinhas eram captadas em algumas áreas de Jaraguá do Sul, conforme relatos de ouvintes e escutas realizadas pela equipe do Tudo Rádio.
 
Aparentemente a ida da RBN para 94.3 FM não causou problemas nos contornos protegidos das “vizinhas de dial”, além de não impossibilitar a sintonia da Jovem Pan FM 94.1 e da Aquarela FM 94.5 em localidades próximas à Jaraguá do Sul, como Guaramirim, Joinville, Massaranduba, Araquari e Pomerode. Porém é clara a mudança no espectro em Jaraguá do Sul (onde era mais fácil de sintonizar a 94.1 FM, apesar da cidade estar fora do contorno protegido da emissora de Itajaí). Nas primeiras leituras de sinais feitas pelo Tudo Rádio, também é possível perceber a presença da RBN FM em praças que também estão fora de seu contorno protegido, como Joinville, São Francisco do Sul e Pomerode (aparentemente sem causar problemas para a cobertura de rádios vizinhas de dial).
 
A migrante RBN FM 94.3 é uma rádio de classe B1, ou seja, tem um contorno protegido de 16.5 km em relação ao local de instalação de sua torre. Já as vizinhas de dial, Jovem Pan FM 94.1 e Aquarela FM 94.5, são classificadas como E3 (54.5km) e B1 (16.5km), respectivamente.
 
Já em seu primeiro dia de operação em 94.3 FM, a RBN FM já passou a utilizar o sistema RDS (envio de mensagens de texto para receptores de ouvintes que possuem esta função).
 
“FM convencional”
 
Jaraguá do Sul é a única cidade entre os municípios mais populosos localizados entre o Vale do Itajaí e o norte catarinense que conseguiu uma “brecha” no dial FM convencional (88.1 FM a 107.9 FM) para a sua AM migrante. A outra estação AM da cidade, a Rádio Jaraguá AM 1010, optou por não migrar. A vizinha Joinville deverá ter suas migrantes AM-FM acomodadas no chamado “FM estendido” (76 a 87 MHz).
 
Cobertura
 
Segundo as primeiras leituras feitas pelo Tudo Rádio, a RBN FM passou a contar com uma extensa cobertura em FM (com rendimento superior à abrangência na faixa AM). A localização da torre, instalada no Morro do Jaraguá, possibilita que a migrante “viaje” pela costa norte catarinense. A equipe do portal chegou a sintonizar a 94.3 FM no extremo norte da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis), porém com dificuldades de cobertura e rendimento inferior às vizinhas de terreno Studio FM 99.1 e 105 FM 105.7 (rádios de porte/classe mais elevado em relação à 94.3 FM). Também não foram notadas alterações nas coberturas de sinais das rádios Jovem Pan FM 94.1 e Aquarela FM 94.5.
 
Classes
 
Todas as emissoras de rádio do país contam com classes de operações, que determinam o porte e o contorno protegido de cada estação. Clique aqui e saiba mais sobre a classificação. E para consultar a classe de qualquer emissora de rádio, acesse https://tudoradio.com/dials
 
E tem alguma dúvida sobre a migração AM-FM? Clique aqui e saiba detalhes.
 
Colaboração de Luiz Fernando
 
Sinal da 94.3 FM - Ouça on-line e veja o alcance de sinal da RBN FM, além de outras FMs catarinenses. Escolha: Norte catarinense e/ou Vale do Itajaí.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, migração, FM, RBN FM, Jaraguá do Sul

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.