Os ouvintes de rádio do Rio de Janeiro foram pegos de surpresa na última segunda-feira (1). Logo após o encerramento das operações da Rádio Cidade em 102.9 FM (atual Rádio Mania FM 102.9), uma emissora chamada “Rock FM” surgiu em 105.7 FM, frequência que nos últimos meses estava veiculando uma programação em formato de experimental, divulgando apenas a sintonia 105.7 FM e o prefixo. Segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o Tudo Rádio, a sintonia da 105.7 FM na capital fluminense é parcial.
Diferente da programação anterior, a “Rock FM” ainda não divulgou o prefixo ZYL936, que identifica a concessão FM localizada no município de Paty do Alferes (localizado entre a Baixada Fluminense e a região serrana do estado). A 105.7 FM executa uma programação eclética dentro do perfil musical rock, informando também que está transmitindo em formato experimental. Segundo relatos de colaboradores do Tudo Rádio, a cobertura de sinal da “Rock FM” é a mesma da transmissão anterior em 105.7 FM, que identificava a estação como sendo a concessão vinda do interior.
A 105.7 FM de Paty do Alferes é uma concessão educativa, ligada à entidade “Fundação Tropical de Radiodifusão Educativa”. Chegou a retransmitir a Rádio Relógio do Rio de Janeiro, além da programação nacional/evangélica da rede Nossa Rádio. Segundo informações da Anatel, a 105.7 FM é uma emissora de classe B1 no plano básico, em fase 3 (autorizada para operar), mas a classe de operação está como A1 (o que daria mais porte de sinal e cobertura para a FM do interior). A torre da estação está próxima da Baixada Fluminense (entre 35 e 40km em linha reta), porém há uma cadeia de montanhas entre os dois pontos, com picos superiores à altitude do local onde está o sistema irradiante da 105.7 FM, que é de 673 metros).
A cobertura de sinal da 105.7 FM é de melhor qualidade em bairros das cidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo e parte de Duque de Caxias. Já no Rio de Janeiro a "Rock FM" chega em poucos bairros, ficando mais restrita à zona norte.
A esperança vem de fora
Após o segundo encerramento das operações da Cidade FM no dial carioca, a esperança de contar com uma “rádio rock” no FM local parece vir de fora do Rio de Janeiro. Além da 105.7 FM (possivelmente instalada em Paty do Alferes), os ouvintes também aguardam as indefinições que cercam a 91.9 FM de São Gonçalo, emissora que ensaiou por várias vezes o início de operações como Kiss FM (inclusive pontuando na pesquisa de audiência medida pelo Ibope Media entre 2014 e 2015). Por enquanto não há uma definição para o canal, que segue com uma programação provisória e com cobertura restrita à São Gonçalo.
Colaborações de Pedro Jorge, Vanessa Campagnac e Uedson Junior
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Rock FM, transmissão, Rio de Janeiro