Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 03 de Agosto de 2016 @ 19:10

“Rock FM” aparece no dial FM carioca após encerramento da Rádio Cidade

Rio de Janeiro - Programação “experimental” é veiculada em 105.7 FM, com cobertura parcial de sinal na região metropolitana

Publicidade
Os ouvintes de rádio do Rio de Janeiro foram pegos de surpresa na última segunda-feira (1). Logo após o encerramento das operações da Rádio Cidade em 102.9 FM (atual Rádio Mania FM 102.9), uma emissora chamada “Rock FM” surgiu em 105.7 FM, frequência que nos últimos meses estava veiculando uma programação em formato de experimental, divulgando apenas a sintonia 105.7 FM e o prefixo. Segundo relatos de ouvintes que entraram em contato com o Tudo Rádio, a sintonia da 105.7 FM na capital fluminense é parcial. 
 
Diferente da programação anterior, a “Rock FM” ainda não divulgou o prefixo ZYL936, que identifica a concessão FM localizada no município de Paty do Alferes (localizado entre a Baixada Fluminense e a região serrana do estado). A 105.7 FM executa uma programação eclética dentro do perfil musical rock, informando também que está transmitindo em formato experimental. Segundo relatos de colaboradores do Tudo Rádio, a cobertura de sinal da “Rock FM” é a mesma da transmissão anterior em 105.7 FM, que identificava a estação como sendo a concessão vinda do interior.
 
A 105.7 FM de Paty do Alferes é uma concessão educativa, ligada à entidade “Fundação Tropical de Radiodifusão Educativa”. Chegou a retransmitir a Rádio Relógio do Rio de Janeiro, além da programação nacional/evangélica da rede Nossa Rádio. Segundo informações da Anatel, a 105.7 FM é uma emissora de classe B1 no plano básico, em fase 3 (autorizada para operar), mas a classe de operação está como A1 (o que daria mais porte de sinal e cobertura para a FM do interior). A torre da estação está próxima da Baixada Fluminense (entre 35 e 40km em linha reta), porém há uma cadeia de montanhas entre os dois pontos, com picos superiores à altitude do local onde está o sistema irradiante da 105.7 FM, que é de 673 metros).

A cobertura de sinal da 105.7 FM é de melhor qualidade em bairros das cidades de Nova Iguaçu, Belford Roxo e parte de Duque de Caxias. Já no Rio de Janeiro a "Rock FM" chega em poucos bairros, ficando mais restrita à zona norte.
 
A esperança vem de fora
 
Após o segundo encerramento das operações da Cidade FM no dial carioca, a esperança de contar com uma “rádio rock” no FM local parece vir de fora do Rio de Janeiro. Além da 105.7 FM (possivelmente instalada em Paty do Alferes), os ouvintes também aguardam as indefinições que cercam a 91.9 FM de São Gonçalo, emissora que ensaiou por várias vezes o início de operações como Kiss FM (inclusive pontuando na pesquisa de audiência medida pelo Ibope Media entre 2014 e 2015). Por enquanto não há uma definição para o canal, que segue com uma programação provisória e com cobertura restrita à São Gonçalo.
 
Colaborações de Pedro Jorge, Vanessa Campagnac e Uedson Junior
 
Sinais em FM - Veja os alcances de sinais entre a capital fluminense e a região serrana do estado. Escolha: Grande Rio de Janeiro e/ou Região Serrana

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Rock FM, transmissão, Rio de Janeiro

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.