Conforme noticiado pelo Tudo Rádio, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) divulgou o seu Relatório Social. Segundo o levantamento, a cada ano o projeto conta com maior adesão por parte das emissoras. A 12ª edição registrou novo recorde de participações: 261 emissoras e R$ 124.997.503,85 em mídia doada para a divulgação de ações sociais. O tema da edição foi "Mudanças climáticas – o papel social das emissoras na prevenção de intempéries".
Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (03/8), no Galpão Crioulo, do Palácio Piratini, com a presença do governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, e autoridades de diversas entidades gaúchas. O presidente da AGERT, Roberto Cervo Melão, ressalta que o tema do Relatório deste ano vem ao encontro com os acontecimentos do país e principalmente do Estado.
"Trazemos uma matéria especial sobre as mudanças climáticas e suas consequências, que revela o importante papel de responsabilidade social e solidária das empresas de comunicação na cobertura destes fatos". "Ficamos muito satisfeitos com o avanço dos resultados do Relatório e com a certeza de que ele se firma como referência para entidades coirmãs. Esperamos que as próximas edições sejam tão auspiciosas como esta na superação dos objetivos e na interação com a sociedade gaúcha", complementa Melão.
Quando o assunto é ação social, emissoras pequenas, médias ou grandes não se diferenciam, pois o resultado é sempre o mesmo: ajuda comunitária aos que estão em situação mais vulnerável. "Com o Relatório Social descobrimos o quanto as emissoras de rádio e televisão exercitam diariamente sua extraordinária capacidade de criar e estimular novas formas de comunicação para suas audiências", ressalta a Vice-presidente de capacitação e coordenadora do projeto, Myrna Proença. "O Relatório é uma forma de apresentar as múltiplas formas que as emissoras de rádio e televisão associadas desenvolveram na sua programação diária para levar à audiência além do jornalismo, programas, campanhas e projetos de promoção solidária da sociedade", explica Myrna.
O governador Sartori destacou que ações sociais deveriam ser uma prática na vida de toda a sociedade. "Nenhum poder público vai conseguir dirimir as divergências se não tiver envolvimento da sociedade nas questões de solidariedade e voluntariado". Para ele, o Relatório Social da Agert mostra visão de futuro e deve ser exemplo para outras entidades. "Todos nós devemos cuidar das nossas comunidades. A Agert está mostrando isso e dando exemplo", concluiu.
Sobre o Relatório Social
O Relatório Social surgiu em 2004 com o objetivo de dar visibilidade ao papel das emissoras de rádio e televisão em contribuir com a comunidade dando apoio às ações sociais. O projeto também é uma forma de os veículos de comunicação aprofundarem seu vínculo com a comunidade.
A ação segue a metodologia dos indicadores do Instituto Ethos, organização sem fins lucrativos que é referência nacional em responsabilidade social empresarial, trazendo as seguintes temáticas: Comunidade, Clientes, Governos e Sociedade, Meio Ambiente, Valores e Transparência e Público Interno.
Tags:
Rádio, Relatório, Agert, chamadas, social