Mais uma agressão contra o trabalho da imprensa foi registrado nesta quarta-feira (10) no interior de São Paulo. O jornalista Beto Garcia, repórter da Rádio Saudades FM 90.9 de Matão, foi agredido enquanto cobria um acidente de trânsito.
O profissional filmava as consequências da batida, quando o filho da vítima chegou ao local. O homem xingou as pessoas que prestavam socorro e, aos gritos, discutia com outras que passavam na rua. Ao perceber a presença do repórter, um pouco afastado do local, o homem o atacou exigindo que o vídeo fosse apagado.
Em contato com a reportagem do site Fala Matão, o jornalista relatou que o agressor já chegou ao local visivelmente alterado. "O valentão, que é lutador de MMA, me aplicou o golpe conhecido como 'Mata Leão', tentou me erguer do chão e me jogar dentro do Rio São Lourenço a uma altura de mais de 3 metros. Por sorte fui ajudado por populares", relatou o jornalista.
As agressões foram registradas em vídeo (confira abaixo) e o repórter registrou o caso na polícia. Agora, o homem será intimado para prestar depoimento. Enquanto isso, a Saudades FM já divulgou que irá processar o agressor e tomar as medidas necessárias para que ele responda civil e criminalmente pelo ato.
A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) emitiu uma nota de repúdio sobre o caso, em que lamenta o ocorrido e pede a punição do responsável. “Nada justifica a violência contra um cidadão, muito menos quando se trata de um jornalista no exercício da profissão. Qualquer forma de ataque a profissionais da comunicação deve ser condenada em respeito à liberdade de imprensa e ao direito da sociedade à informação”.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, agressão, Matão, acidente, Saudades FM