Visando um mercado mais ativo do que nunca, a Aerp (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Paraná) se uniu ao Grupo UNINTER e lançou nesta quinta-feira (18), a primeira pós-graduação do país em Gestão de Empresas de Radiodifusão do Brasil à distância. A iniciativa é inédita no Brasil, que conta atualmente com cerca de 100 mil trabalhadores na radiodifusão.
A demanda do segmento fica clara quando se olha para os números de uma pesquisa feita pela Kantar Ibope Media em junho deste ano, a qual aponta que o consumo de rádio segue alto no Brasil, com quase 90% dos residentes, em 13 regiões metropolitanas, desfrutando do meio de comunicação por, em média, cinco horas por dia.
A parceria inédita, que ainda abrange a Abert (Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão) e a Fenaert (Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão), prevê a forma de permuta como negociação entre a Uninter e as rádios, que poderão veicular spots da mantenedora educacional em troca de cursos para seus radiodifusores. “Este é o primeiro curso a se voltar para a realidade e o potencial da radiodifusão brasileira”, frisou o presidente da Aerp, Alexandre Barros.
Mônica Maria Cavalcanti Pereira, representante da Fenaert, ressaltou que a união das entidades só fortalece o setor e traz benefícios a ele. O mesmo sentimento foi comentado por Marise Westphal Hartke, que veio ao evento representando o Sert/SC e a Acaert (Associação Catarinense de Rádio e Televisão), que afirmou: “em um momento muito importante da economia do país, onde todos estão enxugando custos e revendo investimentos, ter a possibilidade de fazer um curso de extensão em formato de permuta é muito importante”. Michel Micheletto, diretor jurídico da Aerp, evidenciou que o curso tem por objetivo ampliar a visão e o profissionalismo dos colaboradores do rádio, um segmento que atinge milhões de pessoas.
Com uma rede de polos de apoio presencial em mais de 460 cidades de todos os estados brasileiros, a UNINTER e os parceiros da empreitada pretendem atingir o país todo com a novidade. Wilson Picler, presidente do Grupo, afirmou que o empreendimento tem todos os ingredientes para ser uma atividade exitosa e de alto nível.
O presidente do Sert/PR, Caíque Agustini, comentou que o rádio leva, todos os dias, informação e entretenimento para os lugares mais distantes do Brasil, de maneira livre, gratuita e independente. “Essa democratização da informação precisa cada vez mais de gente capacitada para filtrar e difundir mais a informação. Essa parceria vai tornar a radiodifusão preparada para o futuro que já estamos vivendo”, sublinhou.
Outras presenças marcantes no evento também manifestaram sua posição e opinião sobre o momento atual do rádio. Daniel Pimentel, presidente da Abert, lembrou que, em 2017, o rádio completa 97 anos, tendo como principal desafio o investimento em educação, conhecimento e em desenvolvimento de seus profissionais. Seu avô, o ex-governador do Paraná, Paulo Pimentel, prestigiou o lançamento e cumprimentou a iniciativa, completando: “a educação é tudo”.
O Secretário de Comunicação do Estado, Márcio Villela, frisou que o momento foi a coroação de um trabalho que começou em 2012, com o EaD da Aerp, cuja experiência possibilitou montar a rica grade do curso de pós-graduação. “Tenho certeza que, em 2017 e 2018, uma nova geração de radiodifusores estará sendo formada, mais qualificada e preparada para superar as expectativas de nossos ouvintes, bem como para fazer com que o rádio continue se reinventando todos os dias”, finalizou o Secretário.
Estruturado em módulos, o curso foi pensado de forma a permitir qualificação também aos profissionais sem diploma de ensino superior. Ao participar e ser aprovado em alguma disciplina, o profissional poderá receber certificado como atividade de extensão e acumular os créditos do módulo para, quando puder, se inscrever em uma pós-graduação.
Tags:
Rádio, curso, pós graduação, Uninter, AERP, ABERT