Uma semana antes de deixar a presidência da Agência Nacional de Telecomunicações, previsto para a próxima segunda-feira (29), João Rezende considerou positivo o período de 5 anos à frente da Anatel. A carta de renúncia foi entregue no dia 10 de agosto ao ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. O sucessor de João Rezende deverá ser o ex-ministro das Comunicações, Juarez Quadros. A nomeação depende da aprovação do Senado.
Entre os pontos destacados por Rezende está a adoção de medidas para dar transparência ao trabalho da Anatel, em especial a abertura das reuniões, com transmissão ao vivo pela internet. Ele lembrou também o avanço na internet no país e o funcionamento do setor de telecomunicações durante os grandes eventos realizados pelo Brasil, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Para o próximo ano, João Rezende disse que o orçamento previsto para a Agência será em torno de R$ 140 milhões, cerca de 30% a mais que o previsto para 2016. O ex-ministro das Comunicações do governo Fernando Henrique Cardoso, Juarez Quadros, será o novo presidente da Anatel com mandato até novembro de 2018. A nomeação depende ainda da aprovação pelo Senado Federal.
Mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Rezende foi vice-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix), entre 2005 e 2006, e presidiu a Sercomtel, concessionária de telefonia que atua em Londrina (PR). Também foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento e integrou o conselho de administração da Transpetro.
Tags:
Rádio, Anatel, presidência, mudança, Brasília