O tudoradio.com noticiou no começo de julho que a Rádio Frei Caneca FM 101.5 do Recife está no ar em caráter experimental. A emissora de concessão educativa é controlada pela Prefeitura do Recife e teve seu projeto de emissora pública de rádio municipal aprovado em 1960 e, desde então, está em tramitação. A emissora divulgou recentemente como será a sua grade de programação. A produção de 90 minutos diários de conteúdo jornalístico, sendo metade do tempo dedicado a temas locais, três horas semanais de programação voltada ao público infantil e infanto-juvenil e a garantia de pelo menos 30% de artistas pernambucanos na grade de programação musical estão entre as principais proposições.
Em fase de transmissão experimental, a Rádio Frei Caneca FM vem ganhando forma, diretrizes, voz. Enquanto estabelece identidade própria com boa repercussão entre os ouvintes, aguarda visita de concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) - à qual já foram remetidos convite e relatórios formais - para operar formalmente.
O projeto da emissora pública de rádio municipal foi uma iniciativa do ex-vereador Liberato Costa Júnior e aprovado em 1960. A emissora já estava sendo considerada "uma lenda" e quase a Prefeitura do Recife perde a concessão. A população foi convidada a participar de todo o processo de formatação da rádio. A programação da rádio não dedicará espaço exclusivo à música pernambucana, abrindo espaço para a música que é feita nas diversas partes do mundo.
O documento com as propostas de trabalho da emissora pública, formulado há dois anos e submetido na última semana a ajustes ortográficos, deve ser homologado nos próximos dias. A produção de 90 minutos diários de conteúdo jornalístico, sendo metade do tempo dedicado a temas locais, três horas semanais de programação voltada ao público infantil e infanto-juvenil e a garantia de pelo menos 30% de artistas pernambucanos na grade de programação musical estão entre as principais proposições.
Antena, torre e transmissor estão instalados no Compaz do Alto Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, distante aproximadamente três quilômetros da equipe de quatro funcionários - que será reforçada, nas próximas semanas, por outros três colaboradores - responsável pelo desenvolvimento da programação, instalada provisoriamente no Paço do Frevo, no Bairro do Recife.
O projeto de estruturação da emissora prevê, além da ocupação de sede própria, a contratação de funcionários através de concurso público e a formação de um conselho gestor (sendo seis representantes da sociedade civil, um representante dos servidores da emissora e quatro representantes do governo) com funções fiscalizadoras e propositivas. “São anos de luta, vários participantes na construção simbólica da rádio. Para ser uma emissora realmente pública, precisamos de uma gestão compartilhada. Vamos acompanhar o processo final de implementação, se o formato atende aos anseios da comunidade cultural”, garante Eduardo de Matos, representante do Sindicato dos Músicos do estado.
Com informações do Diário de Pernambuco
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Frei Caneca, prefeitura, Recife