Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 30 de Agosto de 2016 @ 07:42

3º Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão aborda o “Novo Rádio”

São Paulo - Fórum e congresso SET Expo foram iniciados ontem (29) na capital paulista

Publicidade
O primeiro dia de programação do congresso SET Expo 2016 contou com a abertura do 3º Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão, realizado pela SET e pela AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo). Logo na abertura e no primeiro painel, o “Novo Rádio” foi tema central das discussões, lideradas por Rodrigo Neves, diretor geral do Grupo Bandeirantes em Campinas; João Monteiro de Barros Neto, diretor da Rede Vida e Acácio Costa, diretor do Grupo Mix. Qualificação é a palavra de ordem. Acompanhe:
 
 
Rodrigo Neves iniciou o primeiro painel do Fórum destacando a necessidade de o rádio utilizar melhor os dados que possui, como a pesquisa de audiência. Neves acredita que é necessário entender melhor os números obtidos por uma determinada emissora e apresentá-los ao mercado como afinidade, qualificação, impacto perante o público-alvo etc. Também é importante como defesa do meio utilizar os números obtidos recentemente pelo Kantar Ibope Media, que apontam uma parcela de 89% da população que acompanha rádio regularmente nos principais centros do país. O dado é referente ao “Book de Rádio” do instituto, que mostra a força do meio perante a população brasileira.
 
Acácio também destacou a necessidade de qualificação do rádio como um todo, inclusive em suas equipes. Com isso, o meio teria mais condições de defender a sua operação, como também mostrar ao mercado as vantagens de se contar com a mídia de rádio, inclusive perante aos novos modelos de negócio relacionados com a internet. Melhorar os argumentos de apresentação do veículo, já que o meio conta com números que auxiliam nessa tarefa. 
 
Por fim, João Monteiro de Barros Neto contou os desafios vividos por seu grupo no interior paulista, relacionados à um dos principais temas do setor nos últimos anos: a migração AM-FM. Neto destacou a expectativa relacionada ao processo e, na sequência, a realidade que ela impõe (planejamento para o pagamento da outorga, montagem da nova FM, produto etc). João também destacou os trabalhos de emissoras em relação à convergência de mídias, como a possibilidade de o rádio trabalhar como gerador de conteúdo multiplataforma.
 
Na sequência, os radiodifusores presentes acompanharam uma palestra com o Prof. Gesner Oliveira, economista que detalhou as perspectivas para a economia do país. No geral, acredita-se que neste momento o Brasil “está no fundo do poço”, ou seja, as previsões a partir de 2017 passam a ser mais positivas. Porém, para o rádio, é necessário que o meio entenda as “revoluções silenciosas”, como a movimentação relacionada à tecnologia e como isso pode resultar em rentabilidade para o meio rádio.
 
O portal tudoradio.com seguirá acompanhando o congresso SET Expo 2016 e o 3º Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão (que será encerrado hoje, contando com o jornalista Reinaldo Azevedo em sua grade). O congresso SET Expo terá a sua abertura oficial realizada logo mais às 9h, assim como a feira de expositores. Toda a programação é realizada no Pavilhão Vermelho, localizado no Expo Center Norte.
Tags: Rádio, SET Expo, AESP, radiodifusão, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 19 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro e de seus ouvintes). Formado em Comunicação Social / Jornalismo pela PUCPR, Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Também atua como palestrante e consultor nas áreas artística e digital.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.