O primeiro dia de programação do congresso SET Expo 2016 contou com a abertura do 3º Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão, realizado pela SET e pela AESP (Associação das Emissoras de Rádio e Televisão do Estado de São Paulo). Logo na abertura e no primeiro painel, o “Novo Rádio” foi tema central das discussões, lideradas por Rodrigo Neves, diretor geral do Grupo Bandeirantes em Campinas; João Monteiro de Barros Neto, diretor da Rede Vida e Acácio Costa, diretor do Grupo Mix. Qualificação é a palavra de ordem. Acompanhe:
Rodrigo Neves iniciou o primeiro painel do Fórum destacando a necessidade de o rádio utilizar melhor os dados que possui, como a pesquisa de audiência. Neves acredita que é necessário entender melhor os números obtidos por uma determinada emissora e apresentá-los ao mercado como afinidade, qualificação, impacto perante o público-alvo etc. Também é importante como defesa do meio utilizar os números obtidos recentemente pelo Kantar Ibope Media, que apontam uma parcela de 89% da população que acompanha rádio regularmente nos principais centros do país. O dado é referente ao “Book de Rádio” do instituto, que mostra a força do meio perante a população brasileira.
Acácio também destacou a necessidade de qualificação do rádio como um todo, inclusive em suas equipes. Com isso, o meio teria mais condições de defender a sua operação, como também mostrar ao mercado as vantagens de se contar com a mídia de rádio, inclusive perante aos novos modelos de negócio relacionados com a internet. Melhorar os argumentos de apresentação do veículo, já que o meio conta com números que auxiliam nessa tarefa.
Por fim, João Monteiro de Barros Neto contou os desafios vividos por seu grupo no interior paulista, relacionados à um dos principais temas do setor nos últimos anos: a migração AM-FM. Neto destacou a expectativa relacionada ao processo e, na sequência, a realidade que ela impõe (planejamento para o pagamento da outorga, montagem da nova FM, produto etc). João também destacou os trabalhos de emissoras em relação à convergência de mídias, como a possibilidade de o rádio trabalhar como gerador de conteúdo multiplataforma.
Na sequência, os radiodifusores presentes acompanharam uma palestra com o Prof. Gesner Oliveira, economista que detalhou as perspectivas para a economia do país. No geral, acredita-se que neste momento o Brasil “está no fundo do poço”, ou seja, as previsões a partir de 2017 passam a ser mais positivas. Porém, para o rádio, é necessário que o meio entenda as “revoluções silenciosas”, como a movimentação relacionada à tecnologia e como isso pode resultar em rentabilidade para o meio rádio.
O portal tudoradio.com seguirá acompanhando o congresso SET Expo 2016 e o 3º Fórum Latino-Americano de Negócios da Radiodifusão (que será encerrado hoje, contando com o jornalista Reinaldo Azevedo em sua grade). O congresso SET Expo terá a sua abertura oficial realizada logo mais às 9h, assim como a feira de expositores. Toda a programação é realizada no Pavilhão Vermelho, localizado no Expo Center Norte.
Tags:
Rádio, SET Expo, AESP, radiodifusão, São Paulo