O painel "Rádio, Internet, Música e Mobile" foi um dos mais aguardados pelos congressistas durante o “Dia do Rádio” no SET Expo 2016, programação realizada ontem (31) em São Paulo. Os palestrantes mostraram em números o crescimento do rádio online, com destaque para o avanço da audiência via dispositivos móveis. E o temido “futuro do rádio musical perante os serviços de streaming” também foi discutido na programação de ontem, através da apresentação realizada por Jonas Vilandez (BH FM 102.1 de Belo Horizonte e Gerente de Negócios Musicais do Sistema Globo de Rádio).
Vilandez mostrou vários exemplos de como o rádio pode se posicionar perante o avanço de serviços de streaming, entre outros formatos de mídia que estão ganhando espaço no mundo virtual. Apesar do público ainda ter o rádio como
principal fonte de conhecer músicas e artistas novos (68%, segundo pesquisa internacional Edison / Triton), é necessário que o rádio se adapte a novos projetos e formatos de oferecer conteúdo para a sua audiência, seja musical ou não. Outro exemplo dado por Vilandez foi o
desempenho de dois hits recentes do cantor pop Justin Bieber (um lançado apenas em plataformas on-line e o outro no on-line + rádio). O hit que contou com a ajuda do rádio teve um alcance consideravelmente superior perante ao público.
Jonas realizou algumas recomendações para as emissoras de rádio. São elas: o fortalecimento da marca e do conteúdo radiofônico, aprofundamento do conhecimento sobre a audiência da rádio e o mercado (realizando pesquisas online, eventos etc), produção de conteúdo relevante (o público não tem interesse apenas em um vídeo ao vivo de um locutor no estúdio ou fotos na internet de pedágios realizados pela rádio) e explorar novos canais de comunicação e distribuição do conteúdo gerado (aplicativos, SmarTVs, redes sociais, podcasts, carros conectados, etc).
Antes, Luciana Burger (Managing Director da comScore Brasil) apresentou um panorama do crescimento da audiência do rádio online.
O “desktop” tem uma parcela considerável da audiência on-line, porém quanto mais jovem o usuário, os dispositivos móveis têm mais relevância nesta audiência de rádio via internet (e o universo vindo de dispositivos móveis só avança a cada semestre). E no geral, a audiência de rádio online saltou de 5% em 2000 para 57% em 2016 nos Estados Unidos, resultando em um universo de 155 milhões de pessoas (Edison/Triton).
Ontem (31) o congresso contou também com o painel relacionado a Migração AM-FM, conforme noticiado pelo
tudoradio.com.
Clique aqui e saiba os detalhes, como a possibilidade de mais migrantes AM-FM reduzirem a potência para serem acomodadas na faixa FM convencional (88.1 a 107.9 FM) e também a oferta de transmissores/receptores com FMe (FM estendido).
Tags:
Rádio, SET Expo, cobertura, radiodifusão, São Paulo