A Rádio MEC AM 800 do Rio de Janeiro completa oito décadas de história na radiodifusão brasileira em 2016. Para comemorar a data, a emissora promove em setembro a Semana Rádio MEC 80 anos, evento que mistura o aprendizado das rodas de conversa com a descontração da música. O bate-papo sobre o rádio e suas diversas possibilidades de escuta começou no sábado (4) e segue até o dia 8, sempre às 20h, na Livraria da Travessa do Leblon, com entrada franca.
Os encontros são conduzidos por personalidades como o experiente produtor Lauro Gomes que aborda a música clássica, carro-chefe da emissora; os pesquisadores Ricardo Cravo Albin e Rodrigo Faour que discutem a dinâmica da MPB; e o maestro Tim Rescala que trata da programação infanto-juvenil, entre outros. A Rádio MEC é gerida pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
A cada dia, um tema será abordado em uma conversa que recebe convidados especiais, além de atrações musicais, a partir das 20h, no auditório da livraria. A mesa “Música Clássica: Concertos para a Juventude e um palco aberto para o novo” abre a Semana Rádio MEC 80 anos. Participam o produtor musical e pianista Claudio Dauelsberg, o gerente de produção de Rádios da EBC Marcelo Brissac e o produtor e pesquisador musical Lauro Gomes, com a música do Quarteto cAis, conjunto de cordas formado só por mulheres.
Já nesta segunda (5), o tema é “Educação: Das vozes do saber ao saber compartilhado”. O encontro reúne a professora e pesquisadora Marlene Blois e a radialista Denise Viola. A atração musical é o Sou+Eu, projeto social de educação musical para crianças e jovens no Morro da Providência.
Na edição de terça (6), o assunto em debate é “Infanto-juvenil: Brincando pelos buraquinhos do rádio”. O compositor e ator Tim Recala estará no debate acompanhado pela música da dupla de cantores, atores e contadores de histórias Jujuba e Ana Nogueira.
No feriado da Independência, na quarta (7), dia do aniversário da Rádio MEC, o mote para o bate-papo é “Artes: Da Literatura ao audiovisual - as diversas linguagens nas ondas do rádio”. Além da convidada Letícia Brito, poeta e produtora do circuito de saraus Tagarela, o evento vai contar com um pocket teatro.
Para fechar a semana, na quinta (8), a música popular brasileira ganha espaço. O debate mobiliza especialistas: Ricardo Cravo Albin, Rodrigo Faour e Tiago Alves. A música fica por conta de Renata Jambeiro, com Lúcio Rodrigues no violão de 7 cordas.
Show na Praça Tiradentes comemora 80 anos das rádios Nacional e MEC
Neste ano, além da Rádio MEC, a Rádio Nacional AM 1130 do Rio de Janeiro também completa 80 anos de existência e neste sábado (3) realizaram mais uma das atividades para comemorar a data. O projeto Ocupação Tiradentes Cultural, na Praça Tiradentes, centro do Rio de Janeiro, foi realizado com apresentações de músicos vencedores do Festival das Rádios MEC e Nacional – edição 2015 e do cantor e compositor Sergival.
Além do forró de Sergival, se apresentaram os músicos Mario Vivas, o Duo a Zero de Alexandre Gismonti e Jean Charnaux, Gemal e a Máquina com a participação de Valéria Lobão e Carlos Pontual, e João Isaac Marques (piano) com Amanda Rizzotto (soprano). O evento foi gravado e em breve será transmitido nas rádios. O mês de setembro marca datas simbólicas na história das rádios.
Foi em um dia 7 de setembro que a Rádio MEC que antes era a Rádio Sociedade, fundada pelo cientista e pesquisador brasileiro Edgard Roquette-Pinto, iniciou as suas transmissões, como rádio do Ministério e Educação. Alguns dias depois, no dia 12 de setembro, também a Rádio Nacional iniciava suas transmissões, como emissora pública.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, MEC AM, Rádio Nacional, EBC, Rio de Janeiro