Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Segunda-Feira, 05 de Setembro de 2016 @ 13:12

Sindicato dos Jornalistas divulga nota contra declarações de Alexandre Fetter na Atlântida FM

Porto Alegre - Entidade diz que luta pela liberdade de expressão, mas que nunca apoiará incitação à violência

Publicidade
Os comentários que o locutor Alexandre Fetter fez durante o programa Pretinho Básico na Atlântida FM 94.3 de Porto Alegre continuam repercutindo. Dessa vez, foi o Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul que divulgou nota de repúdio à postura do radialista, que desabafou sobre a onda de insegurança no Estado.
 
 
A polêmica teve início no dia 26, quando o locutor faz um desabafo desejando que colegas jornalistas e representantes do Governo fossem as próximas vítimas da violência urbana. A postura do comunicador despertou uma série de posturas contrárias à sua. Na segunda-feira (29), Fetter abriu o programa das 13h pedindo desculpas a todos os que se sentiram ofendidos com seu desabafo, ratificando ser um pai de família e um profissional que luta pela paz.
 
No texto divulgado pelo sindicato, a entidade registra que sempre lutará pela liberdade de expressão, mas que isso não pode ser confundido com apoiar a incitação à violência. “Nossa liberdade de expressão deve respeitar, sobretudo, a integridade das pessoas. Logo, lamentamos profundamente a manifestação pública do comunicador”, diz no material. Ainda está destacada a cobrança de algo a ser feito por parte do Grupo RBS, pois, na visão do sindicato, “o discurso do comunicador foi proferido em uma emissora de rádio, que é concessão pública, logo, não deveria canalizar manifestações de violência”.
 
O Sindijors chegou a divulgar que acionaria o profissional por transgredir o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, mas voltou atrás ao apurar que Fetter não possui graduação na área. “Avaliaremos nos próximos dias se é possível tomar alguma medida e qual será. Pedimos desculpas pelo erro”, é o que está registrado na fanpage da entidade.
 
Confira a nota na íntegra:
 
Nota do Sindjors contra postura de comunicador do grupo RBS
 
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS (Sindjors) reforça que luta, acima de tudo, pela liberdade de expressão. Todavia, ela não deve, em hipótese alguma, ser usada como desculpa para incitação à violência. Nossa liberdade de expressão deve respeitar, sobretudo, a integridade das pessoas. Logo, lamentamos profundamente a manifestação pública do comunicador Alexandre Fetter, do grupo RBS, feita na sexta-feira, dia 26, durante o Pretinho Básico, na qual, em discurso apresentado como editorial do programa radiofônico, fez clara incitação à violência, à intolerância e ao crime.
 
Cabe ressaltar que ele agrediu colegas que são jornalistas, faculdades de Jornalismo, professores, defensores dos Direitos Humanos e outras instituições. Reforçou atitudes contra formadores de opinião que se opõem aos excessos praticados pela polícia, enfatizando que essas pessoas deveriam ser as próximas vítimas. Manifestou-se, ainda, aos “amigos, parentes e familiares destes que aí estão patrocinando e promovendo um massacre urbano lá de dentro dos seus gabinetes”. Para ele, “que sejam vocês as próximas vítimas, seus parentes, seus filhos, seus pais, suas mães. Porque vocês merecem isso”.
 
O artigo 286 do Código Penal brasileiro deixa claro que não se deve incitar, publicamente, a prática de crime. A atitude ganha gravidade ao levarmos em conta a situação em que se encontra o país e, em especial, o Estado.
 
Vivemos em uma realidade em que a violência faz vítimas diárias. É preciso mudar esse cenário o mais rápido possível e questionar, sempre, as lideranças. A população não pode ficar refém do crime enquanto o governo do Estado adota uma política de desvalorização do serviço público. Entretanto, a redução da criminalidade nunca se dará por meio de falas de ódio.
 
Cobramos do grupo RBS uma postura em relação ao ocorrido. O discurso do comunicador foi proferido em uma emissora de rádio, que é concessão pública, logo, não deveria canalizar manifestações de violência.
 
O Sindjors luta pela verdade dos fatos, pelo fim de preconceitos e da desigualdade, por uma mídia democrática que se preocupe em tempo integral com o bem de toda a população, de todas as classes sociais.
 
Com informações do Coletiva.net
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Atlântida, Pretinho Básico, Porto Alegre

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.