O mercado de rádio de São Paulo acompanhou nesta sexta-feira (9) mais uma atualização dos dados da audiência radiofônica, medida pelo Kantar Ibope Media. No geral, o FM paulistano não seguiu a tendência vista na pesquisa anterior e apresentou um recuo no seu universo de ouvintes por minuto. Porém essa oscilação negativa já era aguardada pelo meio FM, expectativa baseada na ampliação das inserções do período eleitoral. A pesquisa atual é relacionada ao trimestre julho a agosto de 2016. Acompanhe os destaques (05h-00h, todos os dias e locais, FM+Web):
Dispararam
Band FM 96.1 e Nativa FM 95.3 foram os principais destaques da atual medição. A afirmação não é baseada apenas nas colocações ocupadas pelas duas rádios (líder e vice-líder no ranking geral), mas também pelos avanços vistos nas médias de ouvintes por minuto das duas FMs, comparando com os resultados obtidos na pesquisa anterior. Na atual pesquisa, a Band FM 96.1 cravou a sua maior marca de ouvintes por minuto desde quando assumiu a liderança geral (marca alcançada no primeiro semestre do ano passado), situação que a isola ainda mais na ponta de cima da tabela.
Também é destaque o desempenho da Nativa FM 95.3. A atual vice-líder geral apresentou uma forte reação na sua média de ouvintes por minuto, sendo a emissora que mais oscilou de forma positiva no “top 10” do FM paulistano. O resultado mantém a Nativa FM isolada na segunda colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais).
Mais avanços do “top 10”
Transcontinental FM 104.7 e Alpha FM 101.7 também ignoraram a tendência de queda do FM paulistano ao oscilarem de forma positiva na média de ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais). Com isso a Transcontinental segue no “top 3” e a Alpha FM está isolada em quarto geral. No caso da 101.7 FM, emissora líder no segmento adulto-contemporâneo, a Alpha FM obteve uma das maiores variações positivas entre as primeiras colocadas, comparando com o resultado anterior no 05h-00h (todos os dias e locais). Na sequência aparece a Gazeta FM 88.1, isolada na quinta colocação geral nos principais períodos da pesquisa.
Também foi observada uma melhora no índice da Metropolitana FM 98.5 na comparação com a pesquisa anterior, rádio que mantém a sexta colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais) e foi uma das poucas estações que oscilou de forma positiva no ranking geral. Também há uma intensa disputa com a Mix FM 106.3 pela posição, rádio que chega a levar vantagem no 06h-19h (segunda à sexta-feira).
No “offline” do 05h-00h, o top 10 é completado pelas rádios 105 FM 105.1, Jovem Pan FM 100.9 e Top FM 104.1. Com a inclusão da medição web, a lista é completada por 105 FM 105.1, Jovem Pan FM 100.9 e 89 A Rádio Rock FM 89.1.
Também cresceram
A 89 A Rádio Rock FM 89.1 voltou a oscilar de forma positiva e acirrou a briga por colocações no 05h-00h (todos os dias e locais). Vale lembrar que a distância entre a décima colocada geral e a 13ª posição no offline é pequena. E quem passou a ocupar essa colocação (também no FM+Web) e acirrar a disputa por um lugar no “top 10” foi a Feliz FM 92.5, emissora líder no segmento gospel que cravou novamente a sua melhor marca de audiência na Grande São Paulo (no 06h-19h/segunda à sexta a Feliz FM já está em 11º geral - FM+web).
Com a inclusão da medição “web”, o panorama de disputa pelo “top 10” é alterado, jogando rádios como Kiss FM 102.1, Antena 1 FM 94.7 e NOVABRASIL FM 89.7 mais próximas dessa condição. Também vale destacar a estabilidade dessas emissoras: não foram vistas oscilações significativas nas médias das rádios Antena 1, NOVABRASIL FM e também da Kiss FM em comparação com a última pesquisa (05h-00h/todos os dias e locais).
Poucas mudanças
No geral, a maioria das emissoras cravaram médias muito parecidas com os números registrados na pesquisa anterior (trimestre maio a julho/2016). Porém é preciso destacar as oscilações positivas vistas nos universos de ouvintes das estações Rádio Bandeirantes FM 90.9 e Bradesco Esportes FM 94.1.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Ranking, Ibope, Panorama, São Paulo, destaques