O jornalista, pesquisador e escritor Ruy Castro vai integrar, a partir do próximo domingo (25), a história do samba-canção na Rádio MEC FM 99.3 e AM 800 do Rio de Janeiro. A série “A noite do meu bem”, homônima de seu último livro, é dividida em seis programas e vai ao ar a partir das 20h em 99.3 FM e às 22h em 800 AM.
A música da época de ouro da noite carioca revelou vozes como as de Dolores Duran, Dick Farney, Elizeth Cardoso, Dorival Caymmi, Maysa, Miltinho, Dóris Monteiro, Lúcio Alves, Linda Baptista, Jamelão, Nora Ney, Helena de Lima e Tito Madi. Durante a série, o escritor Ruy Castro conta a história por trás de algumas canções, as curiosidades sobre as boates em Copacabana, bairro que foi o epicentro do gênero samba-canção, e traz ainda os temas cantados recorrentemente, desde o amor e suas dores, como a famosa “dor de cotovelo”, e também as canções com um lado luminoso, alegre e do amor.
Segundo Ruy Castro, o samba-canção é eterno. “Parece coisa do passado, mas não é. A impressão que dá é que as músicas ficaram meio guardadas, meio adormecidas, lá no fundo da nossa memória. Mas é só começar a tocar e a gente logo reconhece a melodia, se lembra da letra.” E na série “A noite do meu bem”, os ouvintes vão perceber que ele não acabou, apenas se transformou e nunca deixou de ser tocado e composto.
A estreia do programa de Ruy Castro na Rádio MEC faz parte das festividades pelos 80 anos da emissora, comemorados em 2016. Ao longo de sua história, a rádio sempre teve em seu elenco escritores como Carlos Drummond de Andrade e Cecilia Meireles, os atores Paulo Autran e Fernanda Montenegro e, mais recentemente, conta com o poeta Eucanaã Ferraz e o músico Arrigo Barnabé.
Em uma parceria com a editora Companhia das Letras, a Rádio MEC traz Ruy Castro exatamente para o veículo no qual o jornalista começou sua carreira em Minas Gerais, o rádio. A série "A noite do meu bem" é a primeira parte de futuros programas em que o escritor apresentará a versão radiofônica de seus livros.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, MEC, Ruy Castro, Rio de Janeiro