A divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão termina na próxima quinta-feira (29). Este também é o último dia para as emissoras realizarem debates entre os candidatos.
A partir de 29 de setembro e até 1º de outubro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá divulgar comunicados, boletins e instruções ao eleitorado. O TSE terá até dez minutos diários nas emissoras de rádio e de televisão, que poderão ser contínuos ou não, e usados em dias espaçados. Parte desse tempo poderá ser cedido para utilização dos tribunais regionais eleitorais.
Para auxiliar as emissoras de rádio e TV no cumprimento das regras previstas pela Reforma Eleitoral (Lei 13.165/2015) e pelas atuais resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a ABERT disponibiliza a cartilha Eleições 2016. Para ter acesso à cartilha,
clique aqui.
A propaganda eleitoral no Rádio e na TV teve início no dia 26 de agosto, sendo obrigatória em todas as emissoras do país. Este ano, por conta do projeto de reforma política aprovado em 2015, algumas mudanças passaram a valer nas campanhas eleitorais. Uma delas foi o prazo para a campanha, que deixou de ser de 45 dias e passou para 35 dias.
Para as cidades que tiverem o segundo turno, a propaganda eleitoral no rádio terá início a partir de 48 horas após a proclamação dos resultados do primeiro turno. A expectativa é que isso ocorra no dia 5 de outubro e seguirá até o dia 29.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, eleições 2016, propaganda eleitoral