Foi com um dos temas mais atuais do mercado, a convergência do rádio com a tecnologia, que a primeira turma de pós-graduação em Gestão em Radiodifusão do Brasil foi inaugurada. São profissionais de todo o país que estreiam no país uma formação inédita, resultado da parceria entre a Federação Nacional das Empresas de Rádio e Televisão (FENAERT), representante legal das mais de quatro mil emissoras comerciais, AERP, ABERT e o Centro Universitário Internacional UNINTER.
"O rádio, mídia presente na vida de todos os brasileiros, é reconhecido pela sua indiscutível capacidade de reinvenção, advinda do talento, do trabalho e da resiliência de milhares de radialistas e radiodifusores. A FENAERT acredita que esta especialização traz uma valiosa contribuição para esses profissionais, pois sua grade curricular foi moldada respeitando as especificidades da radiodifusão e seu corpo docente mostrou estar atento aos desafios impostos pelas novas tecnologias e pelas mudanças nos hábitos da audiência", destacou a vice-presidente da FENAERT, Mônica Pereira, representando a entidade durante a Aula Inaugural, nesta segunda-feira (26). A solenidade ocorreu na sede do Grupo Educacional UNINTER - Unidade das Araucárias, em Curitiba, e contou com autoridades políticas e da radiodifusão do país.
Na palestra, o empresário Antônio Rosa Neto, ressaltou que o rádio vive, sim, uma nova era. Por ser o meio mais flexível, o rádio consegue acompanhar a vida moderna e se potencializa com as outras mídias. "A migração do AM para o FM, por exemplo, amplia possibilidade de ouvir o rádio através das ferramentas mobile".
Em debate com participação de professores das primeiras disciplinas, o coordenador de comunicação do curso pela FENAERT, Fernando Morgado, lembrou do pioneirismo do curso, chegando em um momento importante para o Rádio, e do legado que vai deixar para o mercado. "Acredito que esse curso vai ajudar não só na capacitação dos profissionais, mas despertar para o interesse pela pesquisa, que deve fazer parte do vocabulário de quem trabalha na área. O estudo que vai ser oferecido aqui vai estimular os profissionais a serem mais curiosos, contribuindo para a busca de soluções para o rádio que queremos no futuro". Morgado é um crítico da metodologia de pesquisas de audiência do meio. "O que existe são pesquisas de recall de marca. Nos faltam dados que comprovem a audiência do meio, pois não posso acreditar que o rádio está estagnado em 4% de publicidade. Isso não representa a realidade", avalia.
Em cada nova turma, um palestrante será convidado para falar sobre temas pertinentes ao mercado da radiodifusão. As inscrições para a segunda turma estão abertas e podem ser feitas através do site www.uninter.com/radiosparceiras.
Tags:
Rádio, pós-graduação, FENAERT, curso, radiodifusão