A Associação Internacional de Radiodifusão (AIR) completa 70 anos nesta terça-feira (4). Para celebrar a data, o presidente José Luis Saca divulgou uma mensagem em nome das mais de 17 mil emissoras de rádio e televisão associadas nas três Américas e na Europa.
No recado, disponibilizado em vídeo e áudio, o presidente destaca que a AIR é a mais antiga organização internacional do setor em defesa da liberdade de expressão e da democracia. “Nos comprometemos em continuar defendendo estas ideias todos os dias para forjar uma América mais livre, democrática e profissional”, afirma Saca.
Na década de 1940, a radiodifusão estava sendo consolidada nas Américas e precisava ser fortalecida. O radiodifusor uruguaio Don Lorenzo Balerio Sicco ficou à frente das reuniões do setor e organizou o Encontro Interamericano de Broadcasters. Após o evento, radiodifusores de diferentes países concordaram em criar, no México, a Associação Interamericana de Radiodifusão.
Em 1985, após encontros e assembleias em países da Europa, foi criado um novo estatuto e um novo nome para a entidade, que decidiu abrir as portas para empresas de rádio e televisão de diferentes regiões. Assim, surgiu a Associação Internacional de Radiodifusão.
A ABERT trabalha em parceria com a AIR na defesa da liberdade de imprensa e de expressão no Brasil e em outros países da América do Sul. Quando há casos de violação a esses princípios, as associações se posicionam em defesa dos profissionais e das empresas do setor.
Atenta ao que acontece na América do Sul, a AIR tem se manifestado com frequência contra os casos de agressões a jornalistas, tentativas de impedir a livre atuação de profissionais da imprensa e das empresas de radiodifusão na Argentina, Bolívia, Equador e Venezuela. Ao reforçar sua atuação, a AIR lembra que trabalha intensamente para o fortalecimento do setor e para evitar que tentativas de impedir o direito da sociedade à informação voltem a acontecer.
Com informações da ABERT
Tags:
Rádio, AIR, entidade, radiodifusão, Brasília