O mercado de rádio do Rio de Janeiro, segundo em importância no país e entre os principais da América Latina, acompanhou mais uma atualização da audiência FM, realizada pelo Kantar Ibope Media. É possível afirmar que a medição foi positiva para o meio rádio, já que a oscilação negativa na média de ouvintes por minuto foi mínima (apenas 187 ouvintes), considerando que o rádio passa pelo período eleitoral. Várias emissoras apresentaram melhoras em seus índices. Outro ponto interessante é a presença dos Jogos Olímpicos Rio 2016 nas grades de rádios importantes, algo que pode ter auxiliado em alguns avanços registrados na atual medição. Acompanhe o panorama parcial (05h00h, todos os dias e locais, trimestre julho a setembro/2016, FM+WEB):
Líder isolada e “top 3”
Novamente como um dos principais destaques da medição de audiência, a Rádio Melodia FM 97.5 se isolou de vez no topo do ranking FM do Rio de Janeiro e região metropolitana. A líder geral nos principais períodos da pesquisa obteve um crescimento considerável na sua média de ouvintes por minuto e supera os 208 mil (05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB) e mantém a 97.5 FM como a estação de maior volume médio de audiência numa mesma sintonia no país. E a movimentação ocorrida no meio também auxiliou a atual líder geral, que conta com mais de 20 mil ouvintes por minuto de diferença para a segunda colocada geral.
Apesar da oscilação, a FM O Dia FM 100.5 também segue com um desempenho expressivo: segue isolada na vice-liderança geral nos principais períodos da medição e é o terceiro canal com maior volume de audiência médio no país (atrás apenas da Melodia e da Band FM 96.1 de São Paulo -
saiba mais).
A JB FM 99.9 segue em terceiro geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB) ao apontar uma estabilidade em seus números. A rádio continua como o canal do segmento adulto-contemporâneo de maior audiência média numa mesma frequência no país.
Para cima
O resultado atual foi muito positivo para duas rádios tradicionais do Rio de Janeiro, projetos que ainda podem ser considerados “novidades” no dial FM. A Super Rádio Tupi FM 96.5 avançou novamente a cravou a sua melhor marca de audiência desde a sua estreia em FM, ocorrida em 2009. A rádio está isolada na quarta colocação geral e passa a oferecer concorrência pelo “top 3” na medição 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). No chamado “ranking comercial” (06h-19h/segunda à sexta-feira) a 96.5 FM já está no “top 3” do FM carioca. A Super Rádio Tupi foi dona da maior variação positiva entre as FMs do “top 10” carioca, comparando a média atual com o número registrado na pesquisa passada.
Também é destaque o desempenho da Rádio Globo FM 98.1, outra emissora tradicional do dial carioca que ainda é uma “novidade” para a audiência FM (ocupa o canal desde 2014). A 98.1 FM avançou e consolidou a quinta colocação geral, registrando também uma de suas melhores marcas de audiência no FM do Rio de Janeiro. E na sequência, outro avanço: a 93 FM 93.3 também oscilou de forma positiva no ranking, se aproximando novamente da marca de 100 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB).
O segundo maior avanço entre as 10 primeiras colocadas ficou com a Mix FM 102.1, rádio que segue como um dos destaques da pesquisa de audiência. A emissora manteve a tendência de alta que já era vista em seus números nas medições anteriores e registrou a sua melhor marca de audiência na comparação com o histórico da 102.1 FM nos últimos anos. Isso isolou a Mix FM na sétima colocação geral do FM carioca, projeto que já ocupava a liderança no segmento jovem/pop.
E o terceiro maior avanço no “top 10” ficou com a MPB FM 90.3, se aproximando da concorrente SulAmérica Paradiso FM 95.7 (estação que também vem de um histórico positivo na pesquisa. A 95.7 FM também oscilou positivamente e cravou uma de suas melhores marcas no Rio). As duas concorrentes estão um pouco mais próximas da Fanática FM 104.5, uma das novatas do ranking que teve a sua sequência de alta freada nas últimas medições.
A BandNews FM 94.9, líder no “all-news” em FM, é a emissora que está mais próxima do “top 10” em relação às demais estações medidas. O mercado carioca conta com 25 estações medidas pela pesquisa.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas no Grande Rio de Janeiro:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Ranking, Ibope, Panorama, Rio de Janeiro, destaques