A Nativa FM 89.3 de Campinas, emissora controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, iniciou uma campanha relacionada à nova cobertura de sinal da estação no interior paulista. Em setembro passado a 89.3 FM passou a contar com uma nova estrutura de transmissão, priorizando a cobertura de sinal na cidade de Campinas. Desde a semana passada a emissora iniciou uma campanha institucional que chama a atenção da audiência para a novidade técnica da 89.3 FM, com publicações também na internet (redes sociais e portal da emissora). E o slogan da emissora no horário local foi adaptado para "A Nativa é tudo e muito mais sinal".
“Um novo sinal está chegando” diz a nova campanha da Nativa FM de Campinas, que encerra dizendo “Sintonize 89,3 e descubra”. A peça é bem humorada e chama a atenção da audiência, com publicações nas redes sociais. Lá, ouvintes já informaram como está a cobertura da rádio em suas localidades. Segundo a audiência da emissora, foi percebida uma melhora significativa na captação da 89.3 FM em Campinas, Hortolândia e Itatiba, batendo com as medições realizadas pela equipe da rádio e também com as leituras feitas pelo tudoradio.com.
Campanha veiculada pela Nativa FM na internet
Já nos arredores de Mogi Mirim e Mogi Guaçu, o sinal era mais forte com a estrutura anterior, devido a proximidade dessa área com o local onde a 89.3 FM estava instalada. Porém essa região do Leste Paulista também é coberta pela Nativa FM 94.9 de Andradas / Poços de Caldas, ou seja, a rede continua presente nessas áreas.
O foco da mudança técnica era a melhoria da cobertura na Grande Campinas, objetivo concluído com a inauguração da nova estrutura.
O que mudou
Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com, foram várias novidades na “ficha técnica” da Nativa FM de Campinas. A primeira é a mudança no local de transmissão: a emissora estava há 40 km de distância (linha reta) em relação ao centro de Campinas. Agora a distância é cerca de 26km (linha reta). A torre de 60 metros é nova e conta com seis elementos, contra os dois da estrutura anterior. A potência também é maior (10kw - informação que ainda não foi confirmada oficialmente) e a altitude segue considerável (cerca de 1000 metros de altitude). As duas localidades do sistema irradiante (o antigo e o novo) ficam em Amparo, cidade-sede da concessão que abriga a Nativa FM. A nova torre está na localidade conhecida como Areia Branca, localizada próxima a divisa entre Amparo e Pedreira.
Outro detalhe importante é que a cidade de Campinas passou a estar no “contorno protegido” da 89.3 FM (a classe foi alterada de A4 para A2 -
saiba mais).