No último dia 2 o Brasil acompanhou a definição do primeiro turno das eleições municipais, ciclo que é único na maioria das cidades brasileiras (o segundo turno ocorre apenas em municípios com mais de 200 mil eleitores e caso haja a necessidade da continuação do processo). E o rádio teve novamente um papel fundamental na cobertura das informações que envolveram a disputa pelas prefeituras e câmaras de vereadores. O portal tudoradio.com registrou picos de audiência no dia 2, principalmente na faixa horária de encerramento da votação. E o resultado offline também foi expressivo, com as emissoras realizando um balanço positivo de suas coberturas jornalísticas. Acompanhe:
O panorama observado pela equipe do tudoradio.com foi importante: o serviço de players on-line do portal registrou uma série de picos de audiência entre o final da tarde e o início da noite do dia 2 de outubro, ou seja, justamente o período pós-votação e início da apuração dos resultados. E o comportamento da audiência no sistema de Rádios ao vivo foi o seguinte: os usuários ficaram espalhados por várias rádios, de diferentes portes e localidades. Emissoras de municípios pequenos e médios do interior do país concentraram uma fatia considerável desse fluxo de ouvintes no tudoradio.com, totalizando cerca de 60% dos acessos naquele dia. Rádios de grande porte que acompanharam as eleições também foram buscadas pelos usuários. Já as estações que não contaram com a cobertura jornalística das eleições acabaram ficando em segundo plano. O portal registrou cerca de 1.200 usuários ativos por segundo, totalizando 68 mil nesta faixa horária.
E o offline foi ainda mais relevante: com a cobertura ao vivo, as emissoras ganharam em velocidade para informar os dados atualizados das apurações em seus respectivos municípios. Entrevistas com os candidatos após os resultados, além das análises de jornalistas também foram atrativos importantes para quem buscou o rádio como fonte de informação. Vale lembrar que a cobertura da corrida eleitoral em 2016 não ficou restrita às emissoras que já estão acostumadas com esse tipo de trabalho jornalístico: várias emissoras musicais interromperam as suas grades normais para poder acompanhar o processo eleitoral no dia 2 de outubro. A tendência é que o cenário seja repetido no próximo dia 30, nas cidades que contam com o segundo turno.
Aplicativo
“Coleção” positiva
Horário eleitoral no rádio
Diversas emissoras de Rádio e TV já contam com o retorno da propaganda eleitoral para o segundo turno das eleições municipais. De acordo com a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/97), o horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão para os candidatos que vão disputar o segundo turno terá início 48 horas após a proclamação do resultado do pleito. No caso das eleições municipais, a proclamação é feita pelo juiz eleitoral de cada localidade, portanto, a propaganda no rádio e na TV pode ter início em data diferente em cada uma das 55 localidades em que haverá segundo turno.
O Calendário Eleitoral estabelece apenas que a data limite para o início da propaganda é o dia 15 de outubro, ou seja, 15 dias antes da eleição, marcada para o dia 30 de outubro. No segundo turno o horário eleitoral é dividido em dois períodos diários de 20 minutos, tendo início às 7h e às 12h, no rádio, e às 13h e às 20h30, na televisão.
Rádios com segundo turno VS rádios sem segundo turno
Rádios ao vivo - Ouça on-line e acompanhe a sua rádio preferida via desktop ou celular:
clique aqui.
Tags:
Rádio, eleições 2016, cobertura, audiência