A BandNews FM 96.9 de São Paulo foi a vencedora na categoria Rádio do 38º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em sessão pública na Câmara Municipal de São Paulo, e com transmissão ao vivo pela internet, a comissão organizadora escolheu os vencedores. A cerimônia de premiação, como tradicionalmente tem ocorrido nos últimos anos, será realizada no próximo dia 25 de outubro, às 19h, no Teatro da Universidade Católica (TUCA), na Rua Monte Alegre, 1024.
A série de reportagens sobre os 10 anos da Lei Maria da Penha, levada ao ar em março deste ano pela BandNews FM foi vencedora na categoria rádio do 38º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Considerado um dos passos mais emblemáticos no combate à violência contra a mulher no Brasil, a legislação completou uma década no mês de agosto e já ajudou a salvar muitas vidas.
Na série, a repórter Michelle Trombelli mostra quais são os principais avanços da Lei Maria da Penha, a começar pela mudança de mentalidade. Essa série de reportagens teve a colaboração do repórter Renan Sukevicius, de São Paulo, e Rivaldo Gadelha, da Bandnews FM 101.7 de Fortaleza.
Premiação significativa na área de direitos humanos no Brasil, o troféu Vladimir Herzog reconhece os trabalhos jornalísticos que valorizam temas relacionados aos valores democráticos em oito categorias: Artes (ilustrações, charges, cartuns, caricaturas e quadrinhos), Fotografia, Documentários de TV, Reportagem de TV, Rádio, Jornal, Revista e Internet. Ao todo foram inscritos 567 trabalhos nesta edição. Eles passaram pela avaliação de um júri técnico composto por 24 pessoas que elegeu os três melhores em cada área. A partir da seleção, a comissão organizadora definiu os vencedores.
Atualmente onze instituições integram o Prêmio Vladimir Herzog, entre elas a Ordem dos Advogados do Brasil: Conselho Federal e Seção São Paulo da OAB; Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji); Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil (UNIC Rio); Comissão Justiça e Paz da Arquidiocese de São Paulo; Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Instituto Vladimir Herzog; Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo; Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, e Sociedade Brasileira dos Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).
Para o presidente da OAB SP, Marcos da Costa, a premiação celebra trabalhos de reportagem que preservam o respeito à cidadania e aos direitos civis em um legítimo Estado Democrático de Direito. “O advogado, fiel à sua missão constitucional de servir à administração da Justiça, tem atuado na linha de frente em defesa da liberdade, da livre expressão, da igualdade, da solidariedade, do direito ao contraditório, paradigmas das nações democráticas e inerentes ao espírito do prêmio”, pontua.
Desde 2009, a Comissão Organizadora indica jornalistas que serão homenageados pelos relevantes serviços prestados às causas da Democracia, Paz, Justiça e contra a Guerra. Neste ano, receberão as homenagens Elio Gaspari e Cláudio Abramo (in memoriam).
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, prêmio, BandNews FM, Direitos Humanos, Wladimir Herzog