O governador do Ceará, Camilo Santana, visitou a ABERT nesta terça-feira (25) em busca de apoio do setor de radiodifusão na tentativa de sensibilizar o governo federal a retomar as obras de transposição do Rio São Francisco no norte do estado. Há cerca de quatro meses, as obras foram abandonadas pela empresa Mendes Júnior, investigada na operação Lava Jato.
Elas deveriam ter sido concluídas em 2015, para que, em agosto de 2016, a água já estivesse chegando à população. Esse é o 5º ano consecutivo com poucas chuvas no Ceará e já é considerado um dos piores dos últimos cem anos, em relação ao volume de água acumulado para abastecimento humano. “Se a obra não for retomada, não houver um bom inverno e um alto acúmulo de água nos nossos reservatórios, podemos entrar em estado de calamidade”, afirmou o governador.
A grande preocupação é a região metropolitana de Fortaleza, que possui mais de 3 milhões de habitantes e está com o reservatório principal funcionando com apenas 6% da capacidade. “Estamos pedindo o apoio das emissoras de rádio e televisão porque precisamos sensibilizar a opinião pública e nossos governantes sobre a necessidade de conclusão dessa obra. Então, a ideia é que as emissoras possam divulgar essa situação para evitar que a população do Nordeste passe por ainda mais dificuldades, além das que já tem passado”, disse Santana.
O deputado André Figueiredo (PDT-CE) também acompanhou a visita ao lado do governador. Eles foram recebidos pelo vice-presidente da ABERT, Daniel Slaviero, e representantes de emissoras de TV. “Os meios de comunicação são indispensáveis. Se houver reportagens nacionais sobre o assunto, conseguiremos chamar atenção do governo federal, que é o responsável por essa obra”, concluiu André Figueiredo, também ex-ministro das Comunicações.
Tags:
ABERT, Rio São Francisco, ministro, rádio