Estudantes que ocupam a reitoria da Universidade de Santa Catarina (Udesc) impediram a entrada de funcionários da instituição na manhã desta quarta-feira (26) em Florianópolis. Foi permitido somente o ingresso de trabalhadores para bater o ponto, o que teria gerado confusão. A Udesc informou que o grupo também invadiu a Rádio Educativa Udesc FM 100.1 de Florianópolis. A ACAERT se manifestou contrariamente à posição dos estudantes.
Em sua página no Facebook, a Udesc publicou nota oficial manifestando respeito ao protesto, mas criticando a postura de impedir os servidores de trabalhar.
Acompanhe a nota na íntegra:
"A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) informa que acompanha de perto a manifestação de um grupo de estudantes da instituição contra a PEC 241, que propõe a limitação dos gastos públicos no âmbito federal. A movimentação ocorre no hall da Reitoria, em Florianópolis, que está fechado neste momento pelos estudantes, impedindo a entrada de servidores para o trabalho.
A Reitoria manifesta respeito ao movimento estudantil, no entanto, discorda da atitude de cercear o direito de ir e vir de técnicos e professores da universidade que precisam manter suas atividades de trabalho. A universidade tem obrigações a cumprir, tanto com seus fornecedores tanto com pagamento de bolsas aos próprios estudantes, além de folha de pagamento, que precisam da atividade dos técnicos.
Além disso, estudantes invadiram a Rádio Educativa Udesc 100,1 FM, impediram profissionais da emissora de trabalhar e alteraram a programação, inclusive prejudicando a transmissão do horário eleitoral gratuito. A Anatel já foi informada do ocorrido.
Tendo em vista a ocupação e o impedimento de entrada dos servidores no prédio da Reitoria, a universidade está tomando as medidas judiciais cabíveis para garantir a manutenção das atividades na instituição. A orientação é que os alunos venham às aulas normalmente e, os servidores, ao trabalho."
A ACAERT divulgou nota em seu site em que repudia a ação do grupo, que impediu os profissionais da emissora de trabalhar e alterou a programação da rádio, prejudicando, inclusive, a transmissão do horário eleitoral obrigatório, o que pode acarretar sanções à emissora.
Confira abaixo a nota na íntegra
NOTA OFICIAL
A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão – ACAERT vem a público manifestar o seguinte sobre a invasão da Rádio Educativa Udesc FM 100,1 por manifestantes, ocorrida nesta quarta-feira (26):
- Repudia veemente a ação de um grupo de manifestantes que impediu profissionais da emissora de trabalhar e alterou a programação, prejudicando, inclusive, a transmissão do horário eleitoral obrigatório. Em função do ato, a emissora foi retirada do ar.
- Considera a invasão um atentado às garantias democráticas, como o direito à liberdade de expressão e o de ir e vir, garantidos pela Constituição Federal.
- Defende a identificação dos invasores, que devem, agora, serem acionados judicialmente pelos seus atos.
- Apoia toda e qualquer manifestação pacífica, ordeira e responsável, de qualquer segmento da sociedade, preservando, desta forma, o direito consagrado de opinião do cidadão.
- Reforça sua convicção no Estado de Direito brasileiro, baseado em instituições republicanas independentes e na crença na liberdade como princípio básico da democracia.
Por fim, manifesta solidariedade aos profissionais da Rádio Educativa Udesc FM 100,1 e espera que atos como esses não se repitam no atual estágio democrático da Nação.
Florianópolis, 26 de outubro de 2016.
Rubens Olbrisch
Presidente da ACAERT
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, UDESC FM invasão, ACAERT, Florianópolis