Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Seja pelo celular, rádio do carro ou receptor tradicional… você já tem algum receptor de rádio com FM estendido (a partir de 76.1 FM)?

Enquete

Terça-Feira, 08 de Novembro de 2016 @ 17:04

UFRN realiza simpósio sobre os 75 anos do rádio potiguar em Natal

Natal – Trabalho é realizado pelo Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (Comídia)

Publicidade
O Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (Comídia)  promove o I Simpósio de Estudos e Pesquisas do Rádio do RN, entre os dias 8 e 10 de novembro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento será realizado em parceria com o Departamento de Comunicação da UFRN (DECOM), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPesq) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
 
 
Com o tema: “Rádio em tempos de mudança: desafios e oportunidades”, o simpósio marca o encerramento das comemorações dos 75 anos do Rádio do Rio Grande do Norte. A primeira emissora do estado (Rádio Educadora de Natal) entrou em operação no mês de novembro de 1941. O grande objetivo do evento será promover o resgate da memória do rádio; incentivar a produção acadêmica e aprimorar a formação dos alunos. Diversas atividades como exposições, debates, oficinas e apresentações de trabalhos relacionados ao tema, irão mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para a valorização do rádio como meio de comunicação social.
 
Além disso, o grupo também realizou o evento “Marcas do que se foi: Memórias da Rádio Educadora de Natal/Rádio Poti”, em comemoração aos 75 anos de fundação da primeira emissora de rádio do Rio Grande do Norte. O evento ainda marcou o lançamento do livro “Rádio & Memória” dos pesquisadores potiguares Adriano Gomes e Edivânia Duarte que registra as narrativas na reconstrução da história da Rádio Poti de Natal. Também será apresentado o documentário “Poti de Saudades e lembranças”, produzidos por alunos do bacharelado em Radialismo da UFRN.
 
A iniciativa dá início ao projeto de extensão “75 anos do Rádio Potiguar”, coordenado pelo professor Adriano Gomes, que busca resgatar a memória e despertar na população a importância desse meio de comunicação, através de pesquisas, mostras e eventos acadêmicos.
 
A Rádio Educadora de Natal (REN) teve o seu estatuto aprovado em 11 de março de 1940. No entanto, a concessão pelo Ministério de Obras e Viação (órgão responsável pelas concessões radiofônicas na época), só foi dada em 16 de maio de 1941. 
 
Em conformidade, os relatos orais, afirmam que a REN entrou efetivamente no ar em 29 de novembro de 1941, na voz do locutor Genar Wanderley. A emissora passou a transmitir em Amplitude Modulada (AM) na frequência – 1270 AM e prefixo: ZYB-5. Em 1944, a REN foi incorporada à Rede dos Diários Associados e recebeu o nome de Rádio Poti. Atualmente, a emissora é a Rádio Clube AM 1270 de Natal, nome adotado em 2007.
 
Com informações do No Minuto

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Natal, UFRN, simpósio, Clube AM

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista, jornalista e é formado em Direito, com pós graduação em Direito Trabalhista e Tributário. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2021 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.