O Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia (Comídia) promove o I Simpósio de Estudos e Pesquisas do Rádio do RN, entre os dias 8 e 10 de novembro, no campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento será realizado em parceria com o Departamento de Comunicação da UFRN (DECOM), Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), Centro de Ciências, Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Pró-Reitoria de Pesquisa (ProPesq) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).
Com o tema: “Rádio em tempos de mudança: desafios e oportunidades”, o simpósio marca o encerramento das comemorações dos 75 anos do Rádio do Rio Grande do Norte. A primeira emissora do estado (Rádio Educadora de Natal) entrou em operação no mês de novembro de 1941. O grande objetivo do evento será promover o resgate da memória do rádio; incentivar a produção acadêmica e aprimorar a formação dos alunos. Diversas atividades como exposições, debates, oficinas e apresentações de trabalhos relacionados ao tema, irão mobilizar a comunidade acadêmica e a sociedade para a valorização do rádio como meio de comunicação social.
Além disso, o grupo também realizou o evento “Marcas do que se foi: Memórias da Rádio Educadora de Natal/Rádio Poti”, em comemoração aos 75 anos de fundação da primeira emissora de rádio do Rio Grande do Norte. O evento ainda marcou o lançamento do livro “Rádio & Memória” dos pesquisadores potiguares Adriano Gomes e Edivânia Duarte que registra as narrativas na reconstrução da história da Rádio Poti de Natal. Também será apresentado o documentário “Poti de Saudades e lembranças”, produzidos por alunos do bacharelado em Radialismo da UFRN.
A iniciativa dá início ao projeto de extensão “75 anos do Rádio Potiguar”, coordenado pelo professor Adriano Gomes, que busca resgatar a memória e despertar na população a importância desse meio de comunicação, através de pesquisas, mostras e eventos acadêmicos.
A Rádio Educadora de Natal (REN) teve o seu estatuto aprovado em 11 de março de 1940. No entanto, a concessão pelo Ministério de Obras e Viação (órgão responsável pelas concessões radiofônicas na época), só foi dada em 16 de maio de 1941.
Em conformidade, os relatos orais, afirmam que a REN entrou efetivamente no ar em 29 de novembro de 1941, na voz do locutor Genar Wanderley. A emissora passou a transmitir em Amplitude Modulada (AM) na frequência – 1270 AM e prefixo: ZYB-5. Em 1944, a REN foi incorporada à Rede dos Diários Associados e recebeu o nome de Rádio Poti. Atualmente, a emissora é a Rádio Clube AM 1270 de Natal, nome adotado em 2007.
Com informações do No Minuto
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Natal, UFRN, simpósio, Clube AM