Atualizado - 14h12
O avião que transportava o time da Chapecoense a Medellín caiu na noite de segunda-feira por “falhas elétricas”, no noroeste da Colômbia, onde o time catarinense disputaria a primeira partida da final da Copa Sul-Americana. A Chapecoense viajava à Colômbia para enfrentar na quarta-feira o Atlético Nacional, atual campeão da Copa Libertadores da América, na partida de ida da final da Copa Sul-Americana, no estádio Atanasio Girardot. Alguns dos passageiros eram profissionais de rádios e TVs, entre eles profissionais da Rede Globo, Grupo RBS e do canal pago Fox Sports (incluindo o narrador e proprietário das rádios CBN FM 90.9 de São José do Rio Preto - conhecida como CBN Grandes Lagos - e Antena 1 FM 101.7 de São José do Rio Preto, Deva Pascovicci). Rafael Henzel, da Oeste Capital FM 93.3 de Chapecó, foi levado ao Hospital San Juan de Dios e está entre os sobreviventes.
As autoridades anunciaram pelo menos seis sobreviventes, mas a imprensa cita um número maior, incluindo jogadores da equipe de Santa Catarina, como um jogador de 25 anos, segundo informação do prefeito do município de La Ceja, Elkin Ospina, que, no entanto, não divulgou a identidade do atleta. “Confirmado, a aeronave com matrícula CP2933 transportava a equipe @ChapecoenseReal”, explicou o aeroporto José María Córdova de Rionegro, que serve a cidade de Medellín, no Twitter. “A polícia nacional chegou ao local (do acidente) e está mobilizando toda a ajuda possível”, postou o aeroporto poucos minutos depois, explicando que o acidente ocorreu devido a uma “falha elétrica”
De acordo como a mesma fonte, o avião transportava nove tripulantes e 72 passageiros, entre eles os jogadores do clube brasileiro. “A informação que temos é de que a aeronave foi reportada como desaparecida às 21h30 (22h30 de Brasília) e o acidente foi registrado a cerca de 22h34 (23h34)”, informou à AFP um porta-voz da Aviação Civil.
O avião da empresa Lamia saiu do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, fez uma escala em Santa Cruz de la Sierra, na Bolíviar e o acidente ocorreu na localidade Cerro Gordo, município de La Unión, na região de Antióquia, explicou a Direção dos Bombeiros da Colômbia em uma mensagem postada nas redes sociais. O acesso ao local, a 50 quilômetros de Medellín, só pode ser feito por terra devido “às condições climáticas”, acrescentou o aeroporto.
A diretoria da Chapecoense divulgou um comunicado sobre o acidente.
“Em função do desencontro das notícias que chegam das mais diversas fontes jornalisticas, dando conta de um acidente com a aeronave que transportava a delegação da Chapecoense, a Associação Chapecoense de Futebol, através de seu vice-presidente Ivan Tozzo, reserva-se o direito de aguardar o pronunciamento oficial da autoridade aérea colombiana, a fim de emitir qualquer nota oficial sobre o acidente. Que Deus esteja com nossos atletas, dirigentes, jornalistas e demais convidados que estão junto com a delegação”.
A CBN Grandes Lagos divulgou nota em seu site sobre Deva Pascovicci
"A CBN Grandes Lagos informa que um dos sócios e diretor da rádio Deva Pascovicci está entre os passageiros do avião que levava o time da Chapecoense e caiu na Colômbia. A aeronave levava 82 pessoas e foram confirmados até agora seis sobreviventes. Aguardamos informações das autoridades oficiais sobre os sobreviventes e o estado de saúde. Agradecemos as orações".
A autoridade de aviação civil da Colômbia informou que seis pessoas foram resgatadas com os jogadores Alan Luciano Ruschel (lateral), Jackson Ragnar Follmann (goleiro) e Hélio Hermito Zampier, o Neto (zagueiro); o jornalista brasileiro Rafael Henzel; e os integrantes da tripulação Ximena Suarez (auxiliar de voo) e Erwin Tumiri (técnico). Segundo informações divulgadas pela imprensa colombiana, goleiro Marcos Danilo Padilha, que havia sido resgatado com vida, morreu no hospital, informou a Cruz Vermelha. Danilo foi destaque na imprensa esportiva nacional na semana passada, devido a defesa que fez, com o pé, nos minutos finais do jogo contra o San Lorenzo. O empate levou a Chapecoense para a final da Sulamericana.
Confira abaixo a lista de profissionais de rádios e TVs que estavam no voo
Lista de jornalistas:
Victorino Chermont - FOX
Rodrigo Santana Gonçalves - FOX
Devair Paschoalon - FOX
Lilacio Pereira Jr. - FOX
Paulo Clement - FOX
Mário Sérgio - FOX
Guilherme Marques - Globo
Ari de Araújo Jr. - Globo
Guilherme Laars - Globo
Giovane Klein Victória - RBS (repórter da RBS TV de Chapecó)
Bruno Mauri da Silva - RBS
Djalma Araújo Neto - RBS (cinegrafista da RBS TV de Florianópolis)
André Podiacki - RBS (repórter do Diário Catarinense)
Laion Espíndola - Globo Esporte
Rafael Valmorbida - Rádio Oeste
Renan Agnolin
Fernando Schardong
Edson Ebeliny
Douglas Dorneles
Jacir Biavatti
Lista dos radialistas presentes no voo
Fernando Schardong, narrador da Rádio Chapecó AM 1330 (finalista do prêmio Acaert de melhor narrador)
Edson Luiz Picolé, (Eberly), repórter da Rádio Super Condá AM 610
Gelson Galiotto, tradicional narrador Rádio Super Condá AM 610
Douglas Dorneles, repórter Rádio Chapecó AM 1330
Jacir Biavatti, Rádio Vang FM 95.5 e RIC TV
Renan Agnolin, Rádio Vang 95.5 e RIC TV
Resgatado: Rafael Henzel da Rádio Oeste Capital FM 93.3
O tudoradio.com vai continuar atualizando as informações sobre a tragédia
Colaboração Marcelo Cabrelli, Daniel Starck e Daniel Bejota
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, CBN, Chapecoense, acidente, Colômbia