Associações de rádios e TV emitiram nota na manhã desta terça-feira (29) manifestando pesares sobre a queda do avião que transportava a equipe da Chapecoense e jornalistas e radialistas para a Colômbia, onde o time catarinense iria disputar a primeira partida da final da Copa Sulamericana. A Associação Catarinense de Emissoras de Rádio e Televisão (ACAERT), entidade que envolve a maior parte dos veículos que tinham profissionais no voo, lamentou o ocorrido.
Segundo a ACAERT, presidente Rubens Olbrisch já fez contato com radiodifusores da região e disponibilizou todo o apoio que estiver ao alcance da entidade. A nota ressalta ainda que a radiodifusão catarinense está de luto. O voo com a Chapecoense levava profissionais da RBS TV, RIC TV RECORD, Rádio Super Condá, Rádio Oeste Capital, Rádio Chapecó, Rádio Vanguarda. Além deles, profissionais da Rede Globo, do canal pago FOX Sports (incluindo o narrador e proprietário das rádios CBN FM 90.9 de São José do Rio Preto - conhecida como CBN Grandes Lagos - e Antena 1 FM 101.7 de São José do Rio Preto, Deva Pascovicci), estavam no voo. O avião que sofreu o acidente na Colômbia levava 21 profissionais de imprensa, que participariam da cobertura do primeiro jogo da final da Copa Sul-Americana em Medellín.
Segundo o site da ACAERT, entre os sobreviventes da tragédia está Rafael Henzel Valmorbida que viajava para cobrir o jogo pela Rádio Oeste Capital FM, de Chapecó. Poucas horas antes da queda da aeronave, Henzel postou fotos em uma na rede social onde é possível ver a aeronave da LaMia, matrícula CP2933, decolou de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, com 81 pessoas a bordo: 72 passageiros e 9 tripulantes.
Segundo informações extraoficiais, Henzel passou por cirurgia e seu quadro de saúde é estável. A lista de passageiros incluía ainda o nome do profissional da imprensa Ivan Agnoletto, da Rádio Super Condá, mas ele não embarcou na aeronave.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Chapecó, ABERT, FENAERT, ACAERT, Chapecoense