Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2016 @ 17:08

Exclusivo: Nativa FM assume a liderança geral em São Paulo. Metropolitana FM dispara

São Paulo - Transcontinental, Gazeta FM, 105 FM, Mix FM e Top FM também estão entre os destaques e contribuíram com a alta do meio FM
Publicidade
O rádio FM de São Paulo fecha o ano de 2016 de forma positiva. A afirmação é com base na atual medição da audiência realizada pelo Kantar Ibope Media. Segundo a atualização conhecida hoje (7), o meio FM viu um crescimento na média de ouvintes por minuto em seu universo, comparando com a pesquisa anterior. A atual medição já se afasta do período eleitoral, que costuma influenciar de forma negativa no rádio. Acompanhe os detalhes (05h-00h, todos os dias e locais, FM+WEB, trimestre setembro a novembro/2016):
 
 
Nova líder
 
São Paulo fecha o ano com uma nova líder geral no 05h-00h (todos os dias e locais). Trata-se da Nativa FM 95.3, emissora que já vinha de uma trajetória positiva, registrando crescimentos expressivos nos meses anteriores. Na comparação com a pesquisa passada, a Nativa FM cravou uma marca muito parecida com a média de ouvintes por minuto, mas pulou para a primeira colocação geral por causa da oscilação vista no índice da Band FM 96.1, emissora que ocupava o topo do 05h-00h (todos os dias e locais) até a pesquisa anterior. 
 
A Nativa FM também leva vantagem no 06h-19h (segunda à sexta-feira), mas, nesse período, a distância que separa as duas concorrentes é menor. De qualquer forma o resultado é positivo para as duas emissoras, já que a disputa pelo topo segue polarizada entre a Nativa FM e a Band FM (rádios controladas pelo Grupo Bandeirantes).
 
Avanços
 
Um dos principais destaques da atual medição ficou com a Metropolitana FM 98.5. A emissora não chegou a ganhar novas posições (segue em sexto geral nos principais períodos da pesquisa), porém registrou a sua melhor marca histórica de ouvintes por minuto na Grande São Paulo. Hoje a 98.5 FM está acima dos 110 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), ou seja, é um recorde para a emissora na comparação com os resultados obtidos pela Metropolitana nos últimos dez anos.
 
A capital paulista também viu avanços consideráveis nas médias de audiência das rádios Transcontinental FM 104.7 (está isolada em terceiro geral) e Gazeta FM 88.1 (quinto geral, que passa a estar mais próxima da Alpha FM 101.7 no 05h-00h/todos os dias e locais). 
 
“Brigas”
 
É destaque o forte avanço visto na média da 105 FM 105.1, emissora que alcançou para a sétima colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). A emissora abre um “pelotão” que conta com várias rádios que registraram médias muito próximas. Na sequência aparece a 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que pulou para a oitava colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, sem WEB) e manteve uma tendência de alta que já era vista em seus números. 
 
A 89 (em oitavo também no FM+WEB) é acompanhada de perto pela Mix FM 106.3, emissora que apresentou uma considerável variação na comparação com a pesquisa anterior e avançou uma posição no 05h-00h (todos os dias, FM+WEB). Nesse período a diferença entre as duas FMs é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto.
 
A Top FM 104.1 também se destacou e passou a fechar o “top 10”, ao avançar uma colocação no 05h-00h (todos os dias e locais FM+WEB). A emissora já estava entre as dez primeiras nesse mesmo período, mas sem considerar a medição WEB. A 104.1 FM é acompanhada de muito perto pela Jovem Pan FM 100.9, que fecha esse “bolo” de disputas por colocações no “top 10”. A diferença entre as duas estações é inferior a 200 ouvintes na média por minuto (05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB).
 
A Rádio Disney FM 91.3 oscilou positivamente na comparação com a pesquisa anterior, isso no período 05h-00h (todos os dias e locais). A emissora leva vantagem em relação à Feliz FM 92.5 no 05h-00h (todos os dias e locais) na medição FM+WEB. Já a líder do segmento gospel (a 92.5 FM), se sai melhor no FM (sem WEB).
 
A disputa é grande
 
Para se ter uma ideia de como o quadro está acirrado no “top 10”, a ordem de colocações é completamente alterada em outro importante período da medição (06h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB), com a Top FM já em sétimo geral, seguida por Jovem Pan FM, 89 e Mix FM (todas muito próximas no ranking, sendo a diferença total inferior a 5 mil ouvintes na média por minuto). Outro fato interessante é de que todas as emissoras posicionadas no “top 10” no 06h-19h (segunda à sexta-feira, FM+WEB) estão com marcas superiores a 100 mil ouvintes por minuto, sendo um ponto positivo para o FM paulistano
 
Mais destaques
 
No geral, a maioria das FMs medidas em São Paulo apresentaram melhoras em suas médias de ouvintes por minuto, situações vistas em rádios como NOVABRASIL FM 89.7, Antena 1 FM 94.7, Rádio Gospel FM 90.1, Energia 97 FM 97.7, entre outras. Porém, neste bolo, o maior avanço ficou por conta da CBN FM 90.5, que passou a brigar por colocações no “top 15”. 
 
A Transamérica FM 100.1 foi outra emissora que cravou uma boa variação em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.
 
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
 
FM+Web
 
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
 
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo: clique aqui.
 

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags: Rádio, Kantar, pesquisa, audiência, São Paulo

Compartilhe!

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é jornalista, empresário e proprietário do tudoradio.com. Com 20 anos no ar, trata-se do maior portal brasileiro dedicado à radiodifusão. Formado em Comunicação Social pela PUC-PR. Teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná. Atua como consultor e palestrante nas áreas artística e digital de rádio, tendo participado de eventos promovidos por associações de referência para o setor, como AESP, ACAERT, AERP e AMIRT. Também possui conhecimento na área de tecnologia, com ênfase em aplicativos, mídia programática, novos devices, sites e streaming.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do tudoradio.com:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil
Tel. Comercial: (41) 4062.0035 | (11) 4062.0058 / (09h às 12h e das 14h às 17h - seg. a sexta)
Entre em contato com o portal clicando aqui.