O rádio FM de São Paulo fecha o ano de 2016 de forma positiva. A afirmação é com base na atual medição da audiência realizada pelo Kantar Ibope Media. Segundo a atualização conhecida hoje (7), o meio FM viu um crescimento na média de ouvintes por minuto em seu universo, comparando com a pesquisa anterior. A atual medição já se afasta do período eleitoral, que costuma influenciar de forma negativa no rádio. Acompanhe os detalhes (05h-00h, todos os dias e locais, FM+WEB, trimestre setembro a novembro/2016):
Nova líder
São Paulo fecha o ano com uma nova líder geral no 05h-00h (todos os dias e locais). Trata-se da Nativa FM 95.3, emissora que já vinha de uma trajetória positiva, registrando crescimentos expressivos nos meses anteriores. Na comparação com a pesquisa passada, a Nativa FM cravou uma marca muito parecida com a média de ouvintes por minuto, mas pulou para a primeira colocação geral por causa da oscilação vista no índice da Band FM 96.1, emissora que ocupava o topo do 05h-00h (todos os dias e locais) até a pesquisa anterior.
A Nativa FM também leva vantagem no 06h-19h (segunda à sexta-feira), mas, nesse período, a distância que separa as duas concorrentes é menor. De qualquer forma o resultado é positivo para as duas emissoras, já que a disputa pelo topo segue polarizada entre a Nativa FM e a Band FM (rádios controladas pelo Grupo Bandeirantes).
Avanços
Um dos principais destaques da atual medição ficou com a Metropolitana FM 98.5. A emissora não chegou a ganhar novas posições (segue em sexto geral nos principais períodos da pesquisa), porém registrou a sua melhor marca histórica de ouvintes por minuto na Grande São Paulo. Hoje a 98.5 FM está acima dos 110 mil ouvintes por minuto no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB), ou seja, é um recorde para a emissora na comparação com os resultados obtidos pela Metropolitana nos últimos dez anos.
A capital paulista também viu avanços consideráveis nas médias de audiência das rádios Transcontinental FM 104.7 (está isolada em terceiro geral) e Gazeta FM 88.1 (quinto geral, que passa a estar mais próxima da Alpha FM 101.7 no 05h-00h/todos os dias e locais).
“Brigas”
É destaque o forte avanço visto na média da 105 FM 105.1, emissora que alcançou para a sétima colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, FM+WEB). A emissora abre um “pelotão” que conta com várias rádios que registraram médias muito próximas. Na sequência aparece a 89 A Rádio Rock FM 89.1, emissora que pulou para a oitava colocação geral no 05h-00h (todos os dias e locais, sem WEB) e manteve uma tendência de alta que já era vista em seus números.
A 89 (em oitavo também no FM+WEB) é acompanhada de perto pela Mix FM 106.3, emissora que apresentou uma considerável variação na comparação com a pesquisa anterior e avançou uma posição no 05h-00h (todos os dias, FM+WEB). Nesse período a diferença entre as duas FMs é inferior a 1 mil ouvintes na média por minuto.
A Top FM 104.1 também se destacou e passou a fechar o “top 10”, ao avançar uma colocação no 05h-00h (todos os dias e locais FM+WEB). A emissora já estava entre as dez primeiras nesse mesmo período, mas sem considerar a medição WEB. A 104.1 FM é acompanhada de muito perto pela Jovem Pan FM 100.9, que fecha esse “bolo” de disputas por colocações no “top 10”. A diferença entre as duas estações é inferior a 200 ouvintes na média por minuto (05h-00h/todos os dias e locais, FM+WEB).
A Rádio Disney FM 91.3 oscilou positivamente na comparação com a pesquisa anterior, isso no período 05h-00h (todos os dias e locais). A emissora leva vantagem em relação à Feliz FM 92.5 no 05h-00h (todos os dias e locais) na medição FM+WEB. Já a líder do segmento gospel (a 92.5 FM), se sai melhor no FM (sem WEB).
A disputa é grande
Para se ter uma ideia de como o quadro está acirrado no “top 10”, a ordem de colocações é completamente alterada em outro importante período da medição (06h-19h/segunda à sexta-feira, FM+WEB), com a Top FM já em sétimo geral, seguida por Jovem Pan FM, 89 e Mix FM (todas muito próximas no ranking, sendo a diferença total inferior a 5 mil ouvintes na média por minuto). Outro fato interessante é de que todas as emissoras posicionadas no “top 10” no 06h-19h (segunda à sexta-feira, FM+WEB) estão com marcas superiores a 100 mil ouvintes por minuto, sendo um ponto positivo para o FM paulistano
Mais destaques
No geral, a maioria das FMs medidas em São Paulo apresentaram melhoras em suas médias de ouvintes por minuto, situações vistas em rádios como NOVABRASIL FM 89.7, Antena 1 FM 94.7, Rádio Gospel FM 90.1, Energia 97 FM 97.7, entre outras. Porém, neste bolo, o maior avanço ficou por conta da CBN FM 90.5, que passou a brigar por colocações no “top 15”.
A Transamérica FM 100.1 foi outra emissora que cravou uma boa variação em sua média de audiência na comparação com a pesquisa anterior.
Cerca de 40 FMs são medidas na atual pesquisa de audiência da Grande São Paulo.
FM+Web
O Kantar Ibope Media anunciou publicamente que realizou mudanças no método de aferição de audiência do rádio no Brasil a partir de janeiro de 2016. Com a nova metodologia, 20% das entrevistas passaram a ser realizadas pela internet, o que também ampliou o universo de ouvintes que acompanham o meio de forma on-line (streaming). Isso tem alterado a disputa por algumas colocações gerais, com a soma dos universos FM ou AM e web.
Sinais em FM - Ouça on-line e veja a lista completa de rádios captadas na Grande São Paulo:
clique aqui.
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, Kantar, pesquisa, audiência, São Paulo