Aos poucos radiodifusores e ouvintes vão se acostumando com a tecnologia RDS, sistema que permite o envio de texto por parte da emissora e a receber em aparelhos que contam com o sistema. Apesar de começar a popularizar no Brasil, o sistema que conta com uma nova tecnologia. Trata-se do RDS2, evolução do atual padrão.
O RDS Forum reuniu cerca de 40 profissionais do setor para discutir a evolução do padrão RDS2. O novo padrão é uma evolução do RDS e acrescenta três novas subportadoras à banda básica. Com isso, o sistema permite enviar e receber imagens e não só texto, como é o RDS atual.
Compatível com o RDS atual, a nova versão foi desenvolvida com o objetivo de aumentar a capacidade de transmissão de dados e poder oferecer novos recursos. Por exemplo, informações como o logo da emissora, uma foto do comunicador ou um guia de programação poderão ser transmitidas em tempo real através das subportadoras.
Segundo Dietmar Kopitz, CEO do RDS Forum, o novo padrão está praticamente definido e pronto para ser submetido à IEC para homologação e adoção internacional. Encoders RDS2 das empresas 2wcom, Axel Technology, WorldCast e Jump2Go deverão estar disponíveis no mercado em 2017.
Como há a necessidade de se trocar o aparelho de rádio por outro que seja compatível com o RDS2, resta saber se esta inovação terá tempo para se tornar uma realidade de mercado. Outras tecnologias, que oferecem resultados semelhantes, podem se estabelecer mais rapidamente e não deixar espaço para o RDS2. É o caso, por exemplo, do rádio híbrido no celular. Dependendo mais de software do que de hardware, o rádio híbrido poderia se disseminar com muito mais facilidade e rapidez.
Com informações do Radio World e ZYDigital
Tags:
Rádio, RDS, texto, imagem, RDS2