Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Quarta-Feira, 01 de Fevereiro de 2017 @ 13:11

Campanha do fim da TV analógica começa oficialmente no Paraná

Curitiba – Desligamento está previsto para 31 de janeiro de 2018

Publicidade
A contagem regressiva para a chegada da TV digital no Paraná começou. Faltando um ano para o desligamento do sinal analógico em 34 municípios paranaenses, incluindo Curitiba e Região Metropolitana, previsto para 31 de janeiro de 2018, a campanha das emissoras de TV para o desligamento do sinal analógico no estado começa oficialmente na manhã desta sexta-feira (3). O lançamento está marcado para acontecer na sede da AERP, em Curitiba (PR).
 
 
O evento terá a participação do secretário de Comunicação de Curitiba, Marcelo Cattani, do presidente da ABERT, Paulo Tonet Camargo, do presidente da Seja Digital, Antônio Carlos Marteletto, do presidente da AERP, Alexandre Barros, e de representantes das emissoras de TV do estado. Haverá uma coletiva para a imprensa.
 
A portaria nº 378/2016 do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), que estabelece a implantação da TV digital, prevê o aumento do número de inserções do logotipo – indicação de que se trata de uma transmissão analógica - e de tarjas informativas sobre o desligamento à medida que a data para o fim das transmissões analógicas se aproxima.
 
Além disso, 180 dias antes do prazo final, começam a ser exibidas cartelas informativas, e 75 dias antes, vídeos informativos aos telespectadores. As emissoras de TV também devem adotar a proporção de tela de 16:9 (formato widescreen) em suas transmissões. Preocupada em ajudar as emissoras no processo de migração do sinal analógico para o digital, a ABERT preparou cinco vídeos de 30 segundos que podem ser veiculados gratuitamente na programação. 
 
Em São Paulo, a Anatel confirmou que o desligamento da TV analógica vai ocorrer a partir de 29 de março deste ano. Segundo Quadros, o Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired) não vai propor, ao Ministério das Comunicações, nenhuma mudança no cronograma de desligamento do sinal analógico na grande São Paulo.
 
Migração das AMs
 
O desligamento da TV analógica em Curitiba vai impactar diretamente na migração das rádios AM para o espectro FM na capital paranaense e região metropolitana. Vale ressaltar que as rádios irão ocupar as frequências que correspondem aos canais 5 e 6 da TV analógica. Isso significa que as frequências de 77 FM a 87 FM estarão livres para a migração.
 
Tags: Rádio, migração, AERP, Paraná, Curitiba, MCTIC

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.