Rádios online / Emissoras ao vivo

Dials / Guia de Rádios

Procurar notícias de rádio

Canais.

Canais.

Canais.

Enquete

Quão importante é para uma estação de rádio FM ter o serviço de RDS ativo, que exibe o nome da estação e outras informações sobre a rádio?

Enquete

Terça-Feira, 14 de Fevereiro de 2017 @ 09:24

Organização aponta que 58% dos jornalistas assassinados na América Latina trabalhavam em rádio

Brasília – Alerta foi feito nesta segunda-feira (13) pela Repórteres Sem Fronteiras

Publicidade
A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) alertou nesta segunda-feira (13) que dez dos 17 jornalistas assassinados na América Latina durante 2016 trabalhavam para uma rádio, e destacou o importante papel social das emissoras na região. Por ocasião do Dia Mundial do Rádio, celebrado ontem, a RSF indicou em comunicado a vulnerabilidade das emissoras que trabalham em populações pequenas e em regiões isoladas, onde, com frequência, "sofrem pressões das autoridades, dos políticos e do crime organizado".
 
 
"A Repórteres Sem Fronteiras reconhece o corajoso trabalho dos veículos de comunicação radiofônicos que, do México à Patagônia, participam ativamente na vida democrática de seus países e têm um papel central na promoção da liberdade de expressão e de opinião", afirmou o diretor do Escritório da RSF na América Latina , Emmanuel Colombié.
 
No entanto, Colombié acrescentou que estes desempenham, em muitos casos, seu trabalho "em condições de segurança deploráveis". A RSF repassou os assassinatos de jornalistas radiofônicos na região em 2016, entre eles o de João Valdecir de Borba, jornalista brasileiro da rádio Difusora AM 1490 de São Jorge d’Oeste, no interior do Paraná e Hernán Choquepata Ordoñez, locutor peruano da rádio " La Ribereña". Ambos "foram assassinados covardemente enquanto transmitiam seus programas", denunciou a RSF. No México, em apenas três meses assassinaram dois apresentadores da mesma rádio, "Tu Un Ñuu Savi". 
 
Segundo a ONG, em países como Equador, Bolívia, Colômbia e Honduras, "as minorias usam as rádios há décadas como meio de promoção da educação, dos direitos fundamentais, e também para reivindicar sua identidade". "Em certas regiões da Amazônia, a rádio constitui às vezes o único vínculo da população com o mundo exterior", afirmou a organização que defende a liberdade de imprensa.
 
Colombié pediu às autoridades latino-americanas que "fortaleçam a segurança das rádios, de seus colaboradores, e que garantam a existência de condições adequadas para seu funcionamento e viabilidade".
 
Com informações do UOL
Tags: Rádio, Dia Mundial do Rádio, jornalistas, JSF

Compartilhe!

Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (Promissão/SP) e trabalhou como locutor na afiliada da Band FM em Ourinhos/SP e na Interativa de Avaré/SP e como jornalista na Hot 107 FM 107.7 de Lençóis Paulista/SP e na Jovem Pan FM 88.9 e Divisa FM 93.3 de Ourinhos. Também é advogado na OAB/SP e membro da Comissão de Direito de Mídia da OAB de Campinas/SP, da Comissão de Direito da Comunicação e dos Meio da OAB da Lapa/SP e membro efetivo regional da Comissão Estadual de Defesa do Consumidor da OAB/SP. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.



...









tudoradio.com © 2004 - 2024 | Todos os direitos reservados
Mais tudoradio.com:
Empresas parceiras do Tudo Rádio:
tudoradio.com - O site de rádios do Brasil

Entre em contato com o portal clicando aqui.