A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio de Televisão (ABERT), a Associação Goiana de Emissoras de Rádio e Televisão (AGOERT) e a Seja Digital (empresa responsável pelo desligamento da TV analógica no Brasil) lançam oficialmente a campanha de desligamento do sinal analógico em Goiás. Segundo informações das associações, o desligamento ocorre em 29 municípios goianos. Uma coletiva à imprensa, marcada para a esta quarta-feira (15), em Goiânia, esclarece as dúvidas dos radiodifusores.
Com o desligamento do sinal analógico previsto para o dia 31 de maio, as emissoras de televisão de Goiânia e de outras 28 cidades, incluindo Região Metropolitana e Anápolis, já estão veiculando alertas, tarjas e cartelas em sua programação. As iniciativas atendem às determinações da Portaria 378/2016 do Ministério das Comunicações, que prevê inserções para alertar a população sobre a futura mudança. Vale ressaltar que o desligamento da TV analógica faz parte do processo de migração das rádios AM para o dial FM.
O Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) vai realizar mutirões estaduais para agilizar o processo de Migração das rádios do AM para o FM. Santa Catarina será o primeiro estado do Brasil a receber os representantes do ministério. O evento está programado para o dia 17 de fevereiro, às 11hs, no teatro Pedro Ivo Campos, em Florianópolis.
A solenidade terá a presença do ministro Gilberto Kassab, da secretária de comunicação eletrônica do MCTIC, Vanda Bonna Nogueira e do governador Raimundo Colombo. No ato, serão assinados os termos aditivos ao contrato de adaptação de outorga de 15 emissoras catarinenses.
Tags:
Rádio, migração AM-FM, desligamento, TV analógica