Foi concluído hoje a primeira etapa do “Mutirão da Migração AM-FM”, realizada na manhã desta sexta-feira (17) em Florianópolis, capital catarinense. A ação visa a assinatura dos termos aditivos ao contrato de adaptação de outorgas, acelerando o processo no país. A primeira etapa aconteceu hoje em Santa Catarina, afetando diretamente 13 emissoras do estado que estão no processo de migração AM-FM, bem próximas de iniciarem as suas operações na faixa FM. Ainda não está confirmado, mas os estados de Minas Gerais e São Paulo serão os próximos a receber o “Mutirão da Migração AM-FM”.
Conforme noticiado anteriormente pelo tudoradio.com em parceria com a ACAERT, o evento foi realizado nesta sexta-feira (17), no teatro Pedro Ivo, contando com a presença do ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC, Gilberto Kassab. Ele realizou a assinatura dos termos aditivos ao contrato de adaptação de outorga de 13 emissoras catarinenses. Segundo o ministro, a intenção é visitar os 27 estados, com a finalidade de acelerar o processo de migração AM-FM no país.
Kassab assina os termos aditivos da migração AM-FM em Santa Catarina
O ato na capital catarinense contou com a participação do governador do estado Raimundo Colombo, da secretária de comunicação eletrônica do MCTIC, Vanda Bonna Nogueira e do presidente da ACAERT, Marcello Corrêa Petrelli. “Nossa entidade se sente prestigiada por ser a pioneira nesse processo, e temos certeza que essa escolha está associada ao nosso profissionalismo, competência e exemplo de organização”, destacou Petrelli.
“Ressalto o valor social da radiodifusão catarinense, que presta um excelente serviço de utilidade pública, principalmente nos momentos difíceis das comunidades”, afirmou o governador. Durante a cerimônia, dois radiodifusores assinaram o termo de adaptação de outorga de forma simbólica. O comendador Edison Zanette (Rádio Modelo) e Antoninho Rossi (Rádio Nambá) foram escolhidos por critério de antiguidade.
Também prestigiaram a solenidade, as seguintes autoridades: presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck, secretário de Comunicação, João Debiasi, deputados federais João Rodrigues (Frente Parlamentar da Radiodifusão), Edinho Bez, Celso Maldanar, Esperidião Amin e César Souza (licenciado), deputados estaduais Manoel Mota e Gelson Merísio, o vice-prefeito João Batista Nunes (representando o prefeito) e o ex-deputado Paulo Bornhausen. A radiodifusora e vice-presidente da ABERT, Marise Westphal Hartke representou a entidade.
No dia 7 de novembro de 2016, 20 emissoras de Santa Catarina foram autorizadas a iniciar o processo de migração. Pouco mais de 60 rádios precisarão aguardar o desligamento da TV analógica – e a liberação dos canais 5 e 6 – para poder migrar no FM estendida.
Com informações da ACAERT
Tags:
Migração AM-FM, sinal, cobertura, dials, mapa, estados, panorama, programação, perfil, gênero