A Federal Communications Commission (FCC) - órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos criado em 1934 – está com novo presidente. Ajit Pai assumiu o órgão em janeiro e, em palestra na North American Broadcasters Association (NABA), defendeu a ativação do chip FM nos celulares.
Designado como presidente do órgão pelo presidente Donald J. Trump em janeiro, Pai ressalvou que a FCC não tem planos de tornar a ativação obrigatória. Ele tem sido um defensor do rádio na FCC, particularmente, das propostas de revitalização do AM.
Porém, ele também defende práticas contrárias à neutralidade de rede como o zero-rating. Por um modelo deste tipo, o consumo de dados com o streaming de um determinado serviço de música, por exemplo, poderia não ser cobrado do cliente da operadora de celular. Em desvantagem, o streaming do simulcast de uma emissora de rádio poderia não ter o mesmo benefício.
AERP conta com projeto Radiophone
O Projeto Radiophone, além de estimular a compra de celulares com chip de rádio integrado, reforça que o futuro do rádio está no dial, no sinal livre, universal e gratuito. Lançado no final do ano passado, o projeto tem abrangência nacional e destaca as vantagens do rádio FM em celulares.
A campanha conta com o apoio de radialistas e radiodifusores de todo o Brasil e tem visto a sua adesão aumentar na divulgação dos spots, jingles e testemunhais. A campanha da AERP visa esclarecer essas vantagens para o grande público, fomentando a intenção de contar com um receptor em FM no ato da compra de um modelo de smartphone.
Em outubro de 2016, o sistema operacional Android representava 94,4% das vendas de smartphone no Brasil (Kantar Brasil Insights - e a ABERT estima que 78% dos celulares no Brasil contam com FM integrado). Vale lembrar que a maioria dos aparelhos que contam com o Android possuem recepção nativa de rádio FM, contando inclusive com serviços adicionais, como o RDS (
saiba mais).
Com informações do ZYDigital
Tags:
Rádio, chip, celular, campanha, Radiophone, FCC