O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina (SERT/SC) divulgou nota nesta semana repudiando os furtos de cabos de transmissores de rádios de Blumenau, no interior catarinense. A 90 FM Lite Hits FM 90.5 e a Guararema FM 103.5 sofreram com furtos de fios de cobre dos transmissores e antena. Outras duas rádios (Menina FM 97.5 e CBN FM 95.9) também ficam no Morro Araranguá e não tiveram equipamentos levados.
Os furtos ocorreram no último dia 22. Para extrair fios de cobre, desconhecidos furtaram os relógios que medem a energia do transmissor e os cabos do equipamento da Guararema FM. Com isso, a emissora ficou fora do ar por algumas horas. O prejuízo foi avaliado em cerca de R$ 10 mil.
Já a 90 FM teve prejuízo maior. Segundo consta, a emissora teve seu transmissor destruído para a retirada dos fios de cobre da área interna do equipamento, após arrombamento da porta do depósito. Mesmo sem ficar fora do ar, a emissora estima o prejuízo em R$ 70 mil. Apesar disso, a emissora se manteve no ar, pois seu transmissor titular fica em outro local.
As rádios Menina FM e CBN não chegaram a ter seus parques de transmissão invadido. De acordo com as informações, o local onde ficam os equipamentos é de difícil acesso e moradores da região disseram não terem visto movimentação anormal. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
Confira abaixo a íntegra da nota
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão do Estado de Santa Catarina – SERT/SC repudia com veemência os atos de vandalismos ocorridos nesse último final de semana nos transmissores das emissoras afiliadas 90FM, CBN FM, MENINA FM e GUARAREMA FM, na cidade de Blumenau.
Os equipamentos das referidas rádios estão instalados no alto do morro da rua Araranguá, junto à antiga EMBRATEL. Atualmente o local está sendo vigiado por guarda armada. O SERT/SC pede que as autoridades locais apurem os fatos e apliquem as devidas punições.
Representamos juridicamente 213 emissoras de rádio e televisão de Santa Catarina, e temos como missão lutar pelos direitos e interesses dos radiodifusores, bem como, apoiar as causas que se fizerem necessárias.
Carlos Alberto Ross
Presidente do SERT/SC
A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'
Tags:
Rádio, SERT, SC, repúdio, furto, Blumenau