Santa Catarina está muito próximo de finalizar o primeiro lote da Migração do AM-FM. Somando as emissoras que foram autorizadas a migrar, com as que já operam em Frequência Modulada, o estado totaliza 40 rádios para as quais o FM já é realidade. Após o mutirão realizado na última sexta-feira (17) pelo Ministério de Ciência Tecnologia, Inovações e Comunicações, o estado reúne 29 emissoras autorizadas a migrar – com os boletos pagos, temos aditivos assinados, elaborando os projetos técnicos e solicitando as devidas autorizações da ANATEL.
Outras 11 emissoras já estão operando em FM, algumas delas completaram o prazo de seis meses de simulcasting. Mais de 50 rádios precisarão aguardar o desligamento da TV analógica – e a liberação dos canais 5 e 6 (de 76 FM a 87 FM) – para poder migrar no FM estendido.
Em Florianópolis, Blumenau e Joinville o desligamento da TV analógica já tem data definida; na capital a previsão é 31 de janeiro de 2018. Durante a visita que fez ao estado, o ministro Gilberto Kassab destacou que “em Santa Catarina caminhamos com bastante agilidade para que ainda este ano, ou no início do ano que vem, a gente possa concluir todos os processos”, sinalizando que as autorizações das emissoras que vão para o dial estendido poderão ser adiantadas para esperar apenas o desligamento do sinal analógico de TV.
Com informações da ACAERT
Tags:
Rádio, migração, AM-FM, Florianópolis, Santa Catarina